quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SAÚDE - Base do Samu em Niterói ganha nova sede

 


13/01/2016 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quarta-feira, 13/01, a nova sede da Base Descentralizada do Serviço Móvel de Urgência, o Samu, de Niterói, no bairro do Fonseca, na Zona Norte da cidade. A iniciativa tem como objetivo agilizar os atendimentos à população e melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

A base possui seis ambulâncias, sendo duas de suporte avançado com UTI, duas motolâncias e 16 plantonistas. O local, que tinha 70 metros quadrados e conta atualmente com mil metros quadrados, foi todo reformado, recebendo alojamento, sala de descarte de materiais (expurgo), administração e espaço destinado à educação continuada, além de banheiros e almoxarifado.

O prefeito falou sobre o investimento.

“Ampliamos o investimento da Saúde, 6% acima do que manda a lei, o que permitiu melhorias na rede. Funcionando há mais de 10 anos em condições precárias, a nova base do SAMU recebeu investimentos em infraestrutura, melhorando as condições de trabalho dos funcionários”, declarou.

O chefe do Executivo municipal ainda destacou a importância do cofinanciamento na Saúde.

“Enquanto estamos abrindo unidades, o Estado está fechando. O Estado não vem repassando recursos, representando o caos. Vale lembrar que 50% a 60% dos atendimentos do Getulinho são de moradores de outros municípios. Por isso, meu apelo é para que haja parcerias que possibilitem cofinanciamento na área da Saúde, para manter e qualificar a mão de obra. A Saúde é um desafio constante, e tem muito que melhorar, mas gradualmente estamos recuperando nossa Rede Pública de Saúde”, afirma.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou sobre a localização da nova sede.

“A nova base operacional do Samu está localizada em nova área, em condições, projeto e local adequados. O local é de fácil acesso a todos os bairros e hospitais de Niterói. A saída das ambulâncias para o Rio de Janeiro e outros municípios vizinhos foi facilitada. Mesmo assim, mantivemos ambulâncias estacionadas na Policlínica Regional do Largo da Batalha, na Região Oceânica”, disse. Segundo a coordenadora da base, Auxiliadora Coutinho, é importante esclarecer que o local é a sede das ambulâncias que ficam de prontidão aguardando o chamado de emergência pela Central de Regulação Médica de Urgência da Região Metropolitana II - 192

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.