sábado, 23 de janeiro de 2016

Prefeitura de Niterói anuncia ciclofaixa e mais 1.100 vagas rotativas no Jardim Icaraí


Futura ciclofaixa na Rua Miguel Couto, anunciada pela prefeitura de Niterói em uma reunião com representantes dos moradores e do Polo Gastronômico do Jardim Icaraí - Divulgação / Prefeitura de Niterói


Administração também promete uma ciclofaixa para a Rua Miguel Couto

NITERÓI — As ruas do Jardim Icaraí ganharão um sistema rotativo de estacionamento a partir de 15 de fevereiro. Ao todo, serão 1.100 vagas administradas pela concessionária Niterói Rotativo no perímetro delimitado pelas ruas Doutor Paulo César, Santa Rosa, Padre Francisco Lanna e avenidas Ari Parreiras e Roberto Silveira. Só será permitida a parada em um dos lados das vias. O anúncio das mudanças para ordenar o espaço público foi feito quinta-feira, durante reunião entre representantes dos condomínios e do comércio da região e o prefeito Rodrigo Neves (PT). Presidente do Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, Adalberto Caveari avalia que a medida garantirá mais tranquilidade para os frequentadores da área:

— Não teremos mais flanelinhas cobrando preços absurdos e intimidando as pessoas.

Pelo período de duas horas, serão cobrados R$ 3,50. Caveari adianta que algumas vagas serão destinadas ao serviço de carga e descarga, durante o dia; e a uma cooperativa de táxi, à noite. Essa distribuição, porém, ainda está em fase de estudos.

POLO GASTRONÔMICO PEDE EXTENSÃO DO HORÁRIO

O horário de funcionamento do sistema pode sofrer alteração no futuro. Inicialmente, será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e, aos sábados, das 7h às 14h, conforme divulgou o município. Mas o presidente do Polo Gastronômico reivindica um horário estendido.

— Estamos discutindo os horários. Queremos o funcionamento em um período que atenda a parte da noite também, para pegar o horário de maior movimento de bares e restaurantes — afirma Adalberto Caveari.

Por meio de nota, a prefeitura informou que “não está prevista inicialmente” uma possível mudança no horário do estacionamento pago.

A expansão do sistema de estacionamento rotativo faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público, a Niterói Rotativo e a prefeitura, em 2012. Em troca da implantação do sistema de exploração de vagas de superfície nos bairros previstos — São Francisco, São Domingos e Jardim Icaraí —, a concessionária teria uma prazo de até 24 meses para concluir a garagem subterrânea de Charitas. Em São Francisco, o estacionamento funciona desde 2013 (400 vagas, do meio-dia às 2h), e São Domingos entrou no circuito no ano passado (300 vagas, das 7h às 19h). O sistema também estava previsto para Charitas e chegou a ser iniciado, mas, diante da reclamação de moradores, a prefeitura voltou atrás e desfez a operação. Já a obra da garagem, cujo prazo inicial de conclusão dado pela concessionária venceu este mês, passou por várias questões burocráticas e está atrasada.

A prefeitura anunciou também na reunião de quinta-feira a instalação de uma ciclofaixa na Rua Miguel Couto. Serão cerca de 650 metros que vão da Rua Santa Rosa à Avenida Roberto Silveira. De acordo com o órgão, a previsão é que a rota seja entregue ainda em fevereiro.

— A vantagem que a ciclofaixa no Jardim Icaraí terá é que estará integrada às ciclovias da Avenida Roberto Silveira e da Amaral Peixoto, no Centro. As pessoas poderão sair de Santa Rosa e Jardim Icaraí para o Centro sem precisar passar pela Rua Doutor Paulo César — afirma Isabela Ledo, coordenadora do programa Niterói de Bicicleta.

O trajeto de quem adotou a bicicleta como meio de transporte, porém, ainda não é o ideal. O trecho que liga as duas ciclofaixas, na Avenida Marquês do Paraná, funciona de forma improvisada, com a colocação de cones, e ciclistas reclamam do perigo pela grande movimentação de ônibus. Apesar de não ter data definida, Isabela afirma que, ainda este ano, esse trecho ganhará um espaço exclusivo para as bicicletas:

— O projeto já está pronto.

e acordo com a prefeitura, um estudo será feito devido à necessidade de a Rua Miguel Couto ter estacionamento em apenas um lado da via.

Durante a reunião, representantes dos condomínios do Jardim Icaraí sugeriram a integração de câmeras dos prédios — apenas as voltadas para a rua — ao sistema do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Uma nova conversa está agendada para debater a proposta, de acordo com a assessoria da prefeitura, para a próxima quarta-feira.

Fonte: O Globo Niterói



-----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Programa Niterói de Bicicleta no Blog do Axel Grael
Programa Niterói de Bicicleta no Facebook

RUA NO POLO GASTRONÔMICO DO JARDIM ICARAÍ PODERÁ SER TRANSFORMADA EM ÁREA DE LAZER
Frequentadores ocupam áreas ao ar livre de Niterói no pôr do sol
NITERÓI TERÁ 20% DE SUA POPULAÇÃO ANDANDO DE MAGRELAS
BICICLETA: NITERÓI TEM A SEGUNDA MELHOR INTEGRAÇÃO A OUTROS MEIOS NO PAÍS
Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói 
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
NITERÓI DE BICICLETA - Ação ‘Vaga Viva’ transforma o visual de várias ruas de Niterói
"Não há mais espaço para carros na cidade".
NITERÓI DE BICICLETA - Câmara: expansão de ciclovias em debate
Programa Niterói da Bicicleta realiza ação educativa na Avenida Amaral Peixoto
NITERÓI DE BICICLETA lança campanha educativa "O TRÂNSITO É FEITO DE PESSOAS COMO VOCÊ".
NITERÓI PROMOVEU O I PEDAL GOURMET ARTESANAL
CICLOVIAS: OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.