domingo, 24 de janeiro de 2016

CIDADANIA EM NITERÓI - Ação Cidadã no Preventório atende 1,5 mil pessoas


Nessa quinta edição, a novidade foi o serviço de gratuidade de Carteira Nacional de Habilitação e troca de categoria
Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


População pode ter acesso a cerca de 50 serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

23/01/2016 - Cerca de 1,5 mil pessoas foram atendidas em 50 serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), da Prefeitura de Niterói, durante a 5ª Ação Cidadã, realizada durante este sábado (23/01), no CIEP 449 Leonel de Moura Brizola, no Preventório. O evento teve como objetivo a promoção da cidadania nas comunidades que não têm acesso aos serviços e informar aos cidadãos de seus direitos. Após passar pelo Morro do Cavalão, por Piratininga, pelo Cubango, pelo Caramujo, a ação ainda passará por mais duas comunidades da cidade, a cada dois meses e em local diferente.

“Esta 5ª Ação Cidadã foi um sucesso. Foram quase 1,5 mil atendimentos. O número de parceiros tem crescido bastante desde a primeira ação o que possibilita que os cidadãos tenham acesso a cada vez mais serviços. Já foram cerca de 10 mil atendimentos, nas últimas quatro edições”, disse Verônica Lima, secretária municipal de Assistência Social, acrescentando que uma das novidades foi o serviço de gratuidade de Carteira Nacional de Habilitação e troca de categoria, que teve bastante procura.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento, a Secretária Executiva do Governo Municipal, Maria Célia Vasconcellos, e a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Solange Regina de Oliveira.

No evento, que fez parte de campanhas contra o câncer de mama (Outubro Rosa) e de próstata (novembro Azul), foram oferecidos: orientação nutricional, atendimento dentário, medição de glicose e pressão, isenção de 2ª via da carteira de identidade e certidão de nascimento.

Os interessados também tiveram acessos a inscrições como Microempreendedor Individual (MEI), balcão de empregos, retirada de primeira via de carteira de identidade para maiores de 12 anos e segunda via de carteira de identidade.


Ação já atendeu mais de 10 mil pessoas em suas quatro edições
Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


Também foram oferecidos: corte de cabelo, orientação jurídica, oferta de vagas do PRONATEC, regularização do Bolsa Família e do Vale Social, atendimento comercial e cadastramento de baixa renda da Ampla.

Os moradores também tiveram acesso a exame de vista, SOS Criança, oficina de turbantes, espaços de jogos para as crianças e atividades culturais.

Valdinei da Conceição Ribeiro, 46 anos, motorista, aproveitou os serviços e tirou a segunda via da certidão de nascimento.

“Moro aqui perto, não podia perder esta oportunidade. mas aqui fiz tudo de graça .Tudo muito rápido.”

Já Marcos Aurélio Soares de Aquino, 48 anos, açougueiro, disse que por não ter podido participar da ação no morro do Cavalão, onde mora, não pensou duas vezes, e procurou os serviços para tirar a segunda via da carteira de identidade e a certidão de nascimento.

“Em menos de uma hora resolvi tudo. Só a certidão de nascimento eu teria que pagar R$ 280,00, e mais R$ 33,34 pela carteira de identidade. Não tenho condições e como eu, muita gente conseguiu tirar seus documentos. Isso é muito importante”, disse.

Fonte: Prefeitura de Niterói


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

NITERÓI CONTRA A DENGUE - Preventório recebe mutirão contra dengue








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.