quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MAC E ILHA DA BOA VIAGEM: Cartões-postais de Niterói de cara nova


Explicando ao prefeito Rodrigo Neves detalhes da obra de reforma e ilumuminação da ponte de acesso à Ilha, em fase de conclusão. Foto Leonardo Simplicio.

Prefeito Rodrigo Neves com o secretário municipal de Cultura Athur Maia.

Igreja da Boa Viagem. Foto Axel Grael.


Num só dia, o público poderá entrar em contato com a história secular da ilha (século XVII) e a contemporaneidade do MAC. Lucas Benevides/Arquivo


Ilha da Boa Viagem e Museu de Arte Contemporânea estarão à disposição dos visitantes em fevereiro e março, respectivamente

Dois dos mais belos cartões-postais de Niterói estarão de cara nova nos meses de fevereiro e março e à disposição de moradores e visitantes da cidade: a Ilha da Boa Viagem e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Em visita aos dois monumentos históricos da cidade nesta quarta-feira (20), o prefeito Rodrigo Neves afirmou que o planejamento está sendo cumprido e, no dia 17 de fevereiro, a prefeitura entrega a restauração da Ponte da Ilha da Boa Viagem e abre o lugar para visitação. Já o novo MAC será reinaugurado em março.

Na Ilha da Boa Viagem e na Ponte, as equipes da Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento), da Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) e de diversas secretarias intensificam o trabalho de serviços de corte de mato, pintura, poda de árvores, reforço de iluminação, limpeza, entre outros. Na primeira fase será entregue a obra da Ponte e toda a manutenção da ilha e, na segunda fase, a reforma e restauração do antigo Casario dos Escoteiros e dos caminhos da ilha.

“Muitos niteroienses como eu gostariam de visitar esse recanto da cidade. A ponte chegou a ficar condenada por mais de 15 anos pela Defesa Civil. Pela falta de diálogo entre a prefeitura e os escoteiros, a Ilha da Boa Viagem não era aberta à visitação. Hoje estamos trabalhamos integrados com os escoteiros e com as secretarias. Milhares de pessoas de Niterói e outras cidades do Brasil e do mundo poderão ter acesso a esses pontos maravilhosos da cidade. Estamos fazendo o convênio com o 4º GMar dos escoteiros e a prefeitura. As pessoas nem conheciam essa parte da cidade e nem tinham segurança para fazer fotos e registrar seus momentos. Fizemos isso com o Horto do Fonseca, o SkatePark de São Francisco e outros monumentos da cidade”, disse Rodrigo Neves.

“Este espaço é um dos mais importantes do escotismo do Brasil com uma história forte. Nunca havíamos conseguido esse diálogo para abrirmos o local. É importante para a cidade e para os próprios escoteiros, que ajudarão a passar um pouco dessa história para os moradores e visitantes. Era isso que faltava. Cada vez mais teremos mais escoteiros do mar em Niterói. Isso é fundamental. Uma boa parceria com o poder público”, afirmou o presidente do grupo de escoteiros Gaviões do Mar, André Torricelli.

A partir de fevereiro, equipes da Guarda Municipal serão deslocadas para a ilha e cuidarão 24 horas do local, e os escoteiros atuarão como orientadores na ilha, contando a história da ilha e do escotismo do Brasil. A Neltur manterá um totem e uma base permanente no local com informações turísticas.


MAC em obras.


MAC – Durante a visita ao Museu de Arte Contemporânea, Rodrigo Neves frisou que, em 20 anos, desde a sua inauguração, é a primeira vez que o local passa por intervenções desse tipo.

Entre as melhorias se contam a troca do piso, um novo sistema de iluminação de led, com projeto de Peter Gasper, tanto do prédio monumento quanto das áreas internas expositivas, contribuindo com uma volumosa economia de energia, e a substituição das grades por vidro, deixando ainda mais bela a fachada do prédio, que poderá ser admirada, livremente, pelos pedestres e transeuntes das vias do Mirante da Boa Viagem.

“O museu faz 20 anos e desde 1996 nunca teve qualquer tipo de investimento seja na sua conservação ou na sua modernização. Com o projeto que estruturamos de modernização e acessibilidade, teremos a mesma qualidade em infraestrutura e equipamentos de museus com projeção internacional similar à do MAC. O museu estará num patamar ainda mais elevado. Com esta obra, teremos o MAC que a cidade merece e um legado para as futuras gerações” – afirmou Rodrigo Neves.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

VISTORIANDO OBRAS E CONSTRUINDO PARCERIAS PARA O MAC E ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói anuncia forte aposta na Ilha da Boa Viagem como atração turística
MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos 
TURISMO EM NITERÓI - Pão de Açúcar como vitrine para Niterói
VISITA À ILHA DA BOA VIAGEM: Prefeitura de Niterói planeja restauração e reabertura da Ilha à visitação
ILHA DA BOA VIAGEM - Prefeitura e lideranças escoteiras discutem estratégias para a recuperação da Ilha
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói
Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem

Outras postagens de interesse

NITERÓI CIDADE DA VELA: Niterói deve ter 100% da rede hoteleira ocupada durante Jogos Olímpicos
RUA NO POLO GASTRONÔMICO DO JARDIM ICARAÍ PODERÁ SER TRANSFORMADA EM ÁREA DE LAZER
Frequentadores ocupam áreas ao ar livre de Niterói no pôr do sol
NITERÓI CIDADE DO ESPORTE: "Niterói se torna a meca do esporte"
NITERÓI: opções de lazer para todos os gostos
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.