sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

NITERÓI CIDADE DO ESPORTE: Skatepark Carlos Alberto Parizzi recebe festa radical em comemoração a primeiro aniversário






28/01/2016 - O skatepark Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco, será palco de um evento especial neste domingo (31/1), a partir das 16 horas, em comemoração ao primeiro aniversário do “marco zero” do esporte radical em Niterói, ocorrido no último domingo (24). Apresentações, disputa de manobras (best trick), exibição de vídeo, oficinas e a inauguração oficial do contêiner de apoio da pista são algumas das atrações da celebração, que terá entrada gratuita, wi-fi liberado e muita música. 

A celebração começa com uma oficina em que instrutores irão apresentar o universo do skateboard para o público, da história à mecânica do “carrinho”. Na sequência, terá início a disputa de melhores manobras na pista de São Francisco. Por fim, a festa se encerra com a apresentação de um vídeo mostrando todo o trabalho de construção da pista: da fundação à inauguração.

A pista ganhou há duas semanas, inclusive, um contêiner de apoio, para abrigar funcionários da SMEL e da Guarda Municipal, além de oferecer banheiros e um bebedouro para os usuários do skatepark. A pista também será incluída no programa Niterói Digital e oferecerá internet gratuira, via wi-fi, para os usuários.

“Com este espaço, demos vez e voz aos jovens de Niterói, que se mobilizaram e participaram do processo de construção do Skatepark. Além de pensar na juventude, que reivindicava um espaço como este, essa pista projeta Niterói para o cenário nacional e internacional, o que vai ajudar muito na divulgação da cidade. Isso será importante para a economia da cidade, para a geração de renda e o fortalecimento da gastronomia da região. Em terceiro lugar, com esse equipamento, estamos recuperando um espaço público que estava degradado, localizado num local privilegiado de Niterói, às margens da Baía de Guanabara, e que estava sem utilidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza.

“Sinto muito orgulho de poder comemorar um ano do skatepark, já que é um equipamento esportivo que teve uma excelente aprovação da sociedade de uma maneira geral. Juntamente com a recém-inaugurada pista do Horto do Fonseca, é o maior equipamento esportivo de Niterói. Portanto, nada mais justo que uma cerimônia de comemoração. É importante destacar também que isso só foi possível graças ao alinhamento da Prefeitura com os anseios da população”, disse o secretário.

Inaugurado em 25 de janeiro do ano passado, o skatepark Carlos Alberto Parizzi possui 2,5 mil metros quadrados, alcançando a condição de terceiro maior do Estado do Rio de Janeiro, além de ser um dos únicos do Brasil que funcionam sem interrupção. A segurança do local é feita por quatro agentes da Guarda Civil Municipal, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana. A obra, orçada em R$ 1,3 milhão, foi concluída em apenas cinco meses e tornou-se, ao lado do skatepark Duda, no Horto do Fonseca – que abriu os portões oficialmente no dia 22 de novembro de 2015 – o principal ponto de encontro dos amantes do skate e outros esportes como patins e BMX.

Revolução – Dar vida ao skatepark Carlos Alberto Parizzi exigiu muito mais que a elaboração de uma planta e mãos à obra. O conceito tomou forma a partir das solicitações dos “boarders” do município representados pela Associação Niteroiense de Skate (ANS). A partir de uma “skateata” e encontros pontuais com o prefeito Rodrigo Neves, ainda em 2014, o sonho de ganhar uma pista nova em São Francisco tomou forma através das transições, corrimões, rampas e do bowl do skatepark.

O presidente da Associação Niteroiense de Skate (ANS), Guilherme Bettamio, que esteve à frente dos primeiros movimentos solicitando uma nova pista no local, procurou expressar o sentimento de ver o desejo tornando-se legado.

“O skatepark de São Francisco traduz uma história de luta e vitória para os skatistas de Niterói, principalmente porque houve interação entre nós e a Prefeitura. Tenho muito orgulho do trabalho que todos empenharam e do resultado obtido com a pista pronta. Será uma comemoração para coroar tudo isso”, contou Guilherme, que revelou que a pista pode ser palco da primeira etapa do Circuito Niteroiense de Skate, prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2016.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.