quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Carnaval de Niterói terá 500 PMs e mais monitoramento por câmeras


Reveillon em Icaraí, 2015/2016. Foto Axel Grael


14/01/2016- Com o máximo de segurança, muita animação e o resgaste do carnaval de raiz, do carnaval autêntico, do carnaval família, será este o espírito da festa momesca em Niterói, com objetivo de reunir os niteroienses e atrair turistas para a cidade. A afirmação é do presidente da Neltur, José Haddad, que reuniu hoje pela manhã, quinta-feira, várias entidades que farão a logística do carnaval nas ruas, no desfile oficial da Rua da Conceição e nos diversos bairros do município.

Segundo Haddad, o mesmo diferencial que deu certo no Réveillon será feito no carnaval que é atuação do Cisp, uma novidade na área de segurança este ano. “A atuação do CISP móvel foi muito exitosa na festa da virada e agora vamos repetir isso durante o Carnaval”, destacou
Haddad.

Outro atuação positiva no Réveillon que foi a identificação das crianças por pulseiras será repetida no carnaval.

Para o presidente, José Haddad, o carnaval de Niterói cada vez mais tem apelo turístico num contraponto com o carnaval fashion da Marquês de Sapucaí. “Aqui demonstramos com o nosso desfile, como nasce uma Escola de Samba, quais são as origens das grandes escolas que hoje desfilam no Rio, aliás de Niterói, três brilham do outro lado da baía, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Sossego”, destaca Haddad.

Outra preocupação é com a movimentação dos carros alegóricos. Após cada Escola de Samba desfilar, eles terão uma rota de saída pronta para que não haja atropelos no trânsito.

SEGURANÇA
A Polícia Militar vai distribuir pelos carnavais de bairros e na área do desfile um efetivo de 500 homens que atuarão com viaturas e também a pé. O seu trabalho será em conjunto com o CISP móvel que funcionará nas imediações da área de desfile durante os 3 dias de desfiles na Rua da Conceição. Atuará também em parceria com a PM a Guarda Municipal com cerca de 120 homens.

A Polícia Civil, representada na reunião pelo Delegado Rodolfo Franco, afirmou atuar na parte investigativa e nos autos de prisão em flagrante. As centrais de flagrantes funcionarão em conjunto com a 78a DP.

SAÚDE E PREVENÇÃO
O Corpo de Bombeiros atuará na área de prevenção, trabalhando em três pontos, na Av. Rio Branco, na área de dispersão e na Rua Luiz Leopoldo Fernandez Pinheiro. Vão trabalhar com auxílio de maqueiros que estarão de prontidão para quaisquer ações necessárias.

Haverá um Posto de Saúde montado em frente à Rua Maestro Felício Toledo, funcionando com médicos de plantão, enfermeiros, 3 ambulâncias, durante os dias 7,8 e 9, desde a abertura até o final dos desfiles em cada dia.

Com a preocupação de um Carnaval cada vez mais seguro, o Corpo de Bombeiros não vai liberar o uso de fogos de artifício antes do início dos desfiles, assim como estará proibido o uso de recipientes de vidro.

ORDEM PÚBLICA

A Secretaria de Ordem Pública organizará os ambulantes. Haverá um credenciamento específico para que possam atuar na Rua da Conceição durante os dias de desfiles. Já a NitTrans estabelece um prazo de 72 horas úteis para que os blocos peçam fechamento de ruas para seus desfiles.

LIMPEZA

A CLIN – Companhia de Limpeza de Niterói – vai trabalhar fazendo a limpeza não só na Rua da Conceição, mas em todos os pontos onde desfilarão os blocos. Após cada Escola de Samba desfilar entrarão seus funcionários para a limpeza da rua e, após os blocos haverá a limpeza das ruas onde desfilarem.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.