Hoje, com técnicos da Prefeitura e responsáveis pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro, fizemos uma vistoria às obras no Centro e Região Portuária do Rio.
A visita foi motivada pelo trabalho de planejamento do sistema de VLT em Niterói, que está sendo desenvolvido pela equipe da Vice-Prefeitura e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) de Niterói. Também, pela oferta de parceria do Governo Francês, oferecida pelo Cônsul da França no Rio de Janeiro, Sr. Brice Roquefeuil.
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Traçado do VLT do Rio de Janeiro. |
Conheça alguns dados técnicos e operacionais do VLT do Rio de Janeiro:
- O VLT do Rio de Janeiro tem previsão de atender a cerca de 250 mil passageiros, sendo que a capacidade do sistema é de 300 mil passageiros/dia.
- O passageiro terá que esperar nas estações entre 3 e 15 minutos, dependendo da linha.
- A velocidade média de deslocamento é de 15 km/h, considerando as paradas.
- A obra recebe R$ 532 milhões do Ministério das Cidades por meio do PAC 2 - da Mobilidade. O restante é de contrapartida da Prefeitura do Rio. O total de investimento é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
Veja alguns registros da visita:
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CINELÂNDIA: Trem do VLT exposto ao público na Cinelândia. Foto Axel Grael. |
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PRAÇA MAUÁ: Linha do VLT implantada. Ao fundo, a Avenida Rio Branco. Foto Axel Grael. |
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PRAÇA MAUÁ: A linha do VLT e o Museu do Amanhã ao fundo. Foto Anderson de Carlos. |
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ORLA CONDE: avançando pelo traçado do VLT na Região Portuária do Rio. Foto Anderson de Carlos. |
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ORLA CONDE: ESTAÇÃO do VLT, próximo ao Museu de Arte do Rio (MAR). Foto Axel Grael. |
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ORLA CONDE: Com os investimentos como o VLT, o AQUA-RIO e outros, a região portuária atrairá investimentos culturais, restaurantes e de lazer. Foto Axel Grael |
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ORLA CONDE: trilhos do VLT na Região Portuária, onde antes havia o viaduto da Perimetral. Com os trilhos, chegam também áreas verdes, ajardinadas. Foto Axel Grael. |
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PORTO MARAVILHA: novos empreendimentos surgem fomentados pelos investimentos em infraestrutura e mobilidade. Foto Axel Grael. |
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TRENS: Visitando os trens já disponíveis para o VLT. Foto Anderson de Carlos. |
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TRENS: cada composição possui sete módulos articulados, sendo que cada módulo transporta o equivalente a um ônibus. Foto Axel Grael. |
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TRENS: interior do VLT. Foto Axel Grael. |
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TRENS: Cabine de comando do VLT. Foto Axel Grael. |
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CENTRO DE OPERAÇÃOES E MANUTENÇÃO: o VLT contará com um centro logístico e operacional que está em construção. Foto Axel Grael. |
Com mais esta visita às obras do VLT do Rio de Janeiro foi possível avaliar os desafios do projeto que está sendo desenvolvido pera Niterói e renovar a convicção de que se trata de um equipamento fundamental para a construção de uma cidade mais moderna , mais bela, mais confortável, mais humana e mais sustentável.
Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói.
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SAIBA MAIS SOBRE O VLT DO RIO DE JANEIRO EM: http://www.vltcarioca.com.br/
VLT: meta é tirar mais de 60% dos ônibus do Centro
SAIBA MAIS SOBRE O VLT QUE ESTÁ SENDO PLANEJADO PARA NITERÓI EM:
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