quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Niterói é finalista do IX PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR




As medidas de eficiência na gestão são trunfos do município

12/01/2016 - Niterói é finalista no IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria de Melhor Projeto Estadual. A cidade, que concorre com mais 30 municípios do Estado do Rio, está na disputa por conta das propostas, dos programas e do planejamento de governo implantados com base em quatro focos estratégicos: estímulo aos setores promissores de empreendedorismo da economia; inserção produtiva da comunidade de baixa renda; simplificação e desburocratização; e promoção de eficiência do setor público.

Nesta terça-feira (12/01), o prefeito recebeu em seu gabinete, acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, Fernanda Melo e Américo Diniz, representantes do Sebrae Leste Fluminense, que, após entrevista com o chefe do Executivo, acompanharam de perto o dia a dia de algumas secretarias municipais.

O projeto “Niterói Empreendedora - Construindo a Melhor Cidade para Se Viver e Ser feliz” tem como objetivo promover a melhoria do ambiente de negócios por meio de uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e humano do município.

O chefe do Executivo municipal apontou os avanços obtidos pela cidade e as parcerias estabelecidas com a iniciativa privada e concessionárias para alcançar várias metas.

“Logo que assumimos, encontramos a cidade com dívidas e sem crédito junto aos governos federal e estadual e organismos internacionais. Hoje, temos um lastro de R$ 800 milhões empenhados em obras graças ao nosso plano fiscal e de gestão e às metas que traçamos. Ouvimos os empresários no planejamento de A Niterói que Queremos e, já em 2013, fizemos o evento Empresa Bacana. Foram 500 empresas cadastradas em uma semana, além de 400 ambulantes. Alguns dos passos para confirmarmos o quanto a cidade é empreendedora foram medidas fiscais e parcerias importantes. Conseguimos nos consolidar para enfrentar a crise", explicou.

O prefeito de Niterói destacou que, graças ao planejamento de governo, a cidade, hoje, enfrenta com tranquilidade a crise vivida pelo país. Lembrou que, atualmente, obras como TransOceânica e a reforma do Hospital Mário Monteiro, entre outras, empregam na cidade cerca de cinco mil pessoas.

Entre os exemplos bem-sucedidos citados pelo prefeito estão os incentivos à indústria naval e a empresas de saúde e seguros, com redução de alíquotas de ISS para incrementar novos negócios. A promoção de políticas públicas focadas em sustentabilidade, meio ambiente e beneficiando o setor de turismo foi outro ponto importante destacado pelo prefeito, citando como exemplo a lei de hotéis assinada no ano passado. Outros pontos importantes são a abertura, no próximo dia 21, da Casa do Empreendedor.

Ele também listou as obras de mobilidade urbana, o Plano Diretor e obras de saneamento através de parcerias como outras iniciativas que colaboram para o crescimento da cidade .

Niterói é um dos sete municípios que alcançaram nota 10 no ranking da transparência elaborado pelo Ministério Público Federal. O programa e-cidades, de integração, modernização e desburocratização, também é apontado como um dos pontos de destaque do projeto.

O coordenador-geral do Sebrae Leste Fluminense, Américo Diniz, elogiou as iniciativas da cidade que tornam Niterói um município empreendedor.

Entre outros municípios, Niterói concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor com o Rio de Janeiro, Resende, Caxias e Campos dos Goytacazes.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.