sábado, 2 de janeiro de 2016

Réveillon na Praia de Icaraí reúne mais de 500 mil pessoas



Festa do Réveillon na Praia de Icaraí. Fotos Leonardo Simplício.
 
Barcos desrespeitam a legislação e se aproximaram perigosamente da faixa de areia. Foto Axel Grael.

Público na Praia de Icaraí. Foto de Axel Grael


Público se encantou com fogos e entusiasmou com show da banda Jota Quest. Rede hoteleira registrou 100% de ocupação

Alto-astral e muita animação, foi com esse espírito que o novo ano chegou a Niterói, onde mais de 500 mil pessoas assistiram aos shows proporcionados pela Prefeitura de Niterói, através da NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, que durante a festa lançou a campanha “Niterói, o sorriso mais hospitaleiro do Brasil”. O grande sucesso do réveillon fez com que a rede hoteleira da cidade registrasse 100% de ocupação.

A festa começou às 20h, com o show do grupo de pagode Vou Zuar, seguido da banda de rock Os Únicos Quem e o pop rock da Faixa Etária. Os três grupos são niteroienses e agradaram ao público com suas apresentações.

Os shows terminaram e a expectativa era pelas surpresas que a queima de fogos iriam reservar. E valeu a pena esperar, pois o céu de Icaraí deu as boas-vindas a 2016 com um espetáculo de cores e luzes dos fogos, que derramaram formas das mais variadas: coqueiros, candela romana, leque, chuvas de estrelas e até um arco-íris.

Após a queima de fogos, chegou o grande momento da noite, o show da banda mineira Jota Quest, que fez o público pular e dançar muito com seu repertório, desde “Abraço” até as músicas do novo CD, "Pancadélico", o que se viu foi uma sintonia completa entre o público e o grupo que exaltou também as belezas da Praia de Icaraí.

O líder da banda, Rogério Flausino, fez questão de agradecer pela escolha da Neltur ao convidar seu grupo para se apresentar numa data tão especial como é o réveillon: “Estou ansioso para subir ao palco e cantar para este público de Niterói, uma cidade onde tenho amigos e que acho tão linda. Essa praia tem uma vista das mais maravilhosas do Brasil! Agradeço a Neltur por ter nos escolhido para dar o show hoje aqui, pois seremos catalisadores de toda essa emoção que envolve o momento da virada. Que seja um pontapé inicial para um ano maravilhoso”.

O prefeito Rodrigo Neves comemorou o sucesso da festa fazendo questão de dizer que não houve incidentes graves.

"O réveillon da praia de Icaraí na noite de ontem foi o maior já realizado na história de Niterói: 500 mil pessoas em clima de paz e harmonia. A Praia de Icarai ficou lotada de ponta a ponta com milhares de niteroienses e visitantes. Nenhuma ocorrência grave!", disse

O presidente da Neltur, José Haddad, esteve à frente dos trabalhos de organização da festa durante todo o tempo e ressaltou a importância de ter realizado o melhor réveillon de todos os tempos: “Niterói arrebanhou 500 mil pessoas nesta noite para esta festa linda, não teve nenhuma ocorrência policial de maior gravidade, os atendimentos foram reduzidos e a queima de fogos trouxe surpresas, como prometido, levando o público ao delírio. Além de tudo, Niterói teve um custo reduzido de 35% em relação à festa do ano anterior”.

“Como presidente da Neltur, me sinto orgulhoso por ter cumprido a meta de ter feito o melhor réveillon de todos os tempos, um desafio que recebi do prefeito Rodrigo Neves, e realizamos assim a maior festa de todos os tempos da virada do ano em Niterói”, concluiu José Haddad.

A Neltur fez um trabalho integrado entre secretarias e órgãos para organizar a logística da festa de réveillon. As secretarias que trabalharam nesse sistema integrado foram NitTrans, Mobilidade Urbana, Secretaria de Ordem Pública, CLIN – Companhia de Limpeza de Niterói, que iniciou hoje, dia 1º, às 6h, a limpeza da Praia de Icaraí.

“O trânsito fluiu bem, e a reversível na Roberto Silveira ajudou a escoar o trânsito, que não foi impactado pelo fechamento da Praia de Icaraí às seis da tarde. A decisão de liberar a Miguel de Frias para o trânsito e para o estacionamento deu mais mobilidade a quem desejava sair de Icaraí para o Ingá e para São Francisco. Foram removidos 73 veículos e autuados 123. A volta para casa também foi sem problemas, e o transporte público funcionou bem", disse Paulo Afonso Cunha, presidente da NitTrans.

Para quem teve carros rebocados durante o réveillon, amanhã (02/01), a partir das 8h, o depósito estará aberto para liberação dos veículos removidos. A diária de hoje (01/01) não será cobrada. O depósito de veículos fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 195 – Itaipu (telefone: (21) 3620-0741 / 2608-6923).

"Foi um evento muito tranquilo, a Guarda Municipal de Niterói atuou com um efetivo muito grande, foram 300 homens (Bloco das Piranhas e Praia de Icaraí). Vale destacar a atuação do CISP Móvel, que, com suas câmeras integradas ao Centro Integrado de Segurança Pública, em Piratininga, pôde realizar o monitoramento de todo o entorno do bairro de Icaraí. O CISP Móvel também atuou na identificação de crianças perdidas. Vale destacar que este ano tivemos muitas pessoas de outros municípios e estados presentes na nossa festa. Os rádios cedidos pela PMERJ também nos ajudaram muito na operacionalização dos serviços", afirmou o coronel Marcus Jardim, secretário de Ordem Pública.

O CISP Móvel ajudou a identificar 141 crianças através das pulseiras de identificação, 9 crianças foram encontradas pela Guarda Municipal e devolvidas a seus país ou responsáveis. Apenas 3 ocorrências criminais foram registradas, com cidadãos encaminhados à Polícia Militar pela Guarda Municipal. Não houve acidentes de trânsito registrados ou atendidos na área do réveillon.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a 77ª DP também participaram desse trabalho integrado entre secretarias e órgãos públicos.

A Secretaria de Saúde realizou um total de 138 atendimentos na Praia de Icaraí. Entre eles, o maior número foi de intoxicação, totalizando 25 atendimentos, seguido do de dor de cabeça com 17 atendimentos; ferimento de cortes, 13 atendimentos; e ingestão de bebida alcoólica, 11 atendimentos.

A CLIN - Companhia de Limpeza de Niterói montou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o pós Réveillon. A operação foi iniciada às 06 horas da manhã e a limpeza foi concluída por volta das 10 horas do dia primeiro de janeiro de 2016.

Foram 800 garis realizando o serviço de limpeza de areias e calçadões. Somente na praia de Icaraí, onde o fluxo foi maior na virada do ano, foram 400 funcionários. Para auxiliar o trabalho manual a CLIN disponibilizou equipamentos específicos, tais como: caminhões basculantes, caminhões compactadores, caminhões carroceria de madeira, caminhões satélite, caçambas roll-on, retroescavadeiras, pás mecânicas, tratores de areia (tatuí), varredeiras e pipas.

No total, apenas da praia de Icaraí, foram recolhidas cerca de 120 toneladas de resíduos. Os materiais mais encontrados foram: garrafa pet, garrafas de vidro e latas de alumínio.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.