sábado, 9 de janeiro de 2016

CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE: Prefeitura anuncia novas medidas de apoio

 
Os Conselhos Tutelares II e III estão passando por reformas e a obra vai ser entregue no primeiro trimestre de 2016. Os locais foram remodelados e vão ganhar brinquedoteca e acessibilidade.

Além disso, em janeiro vai ser implementado o PETI, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que vai contar 7 profissionais, entre psicólogos, educadores e assistentes sociais. Tudo isso para dar todo auxílio necessária às crianças e adolescentes que necessitam de atenção.

Conselhos Tutelares são fundamentais para o cuidado com as crianças e adolescentes da cidade.


-----------------------------------


Novos guardiões da infância e adolescência de Niterói


Dos 15 novos Conselheiros Tutelares vencedores da eleição de outubro, sete foram reeleitos. Na próxima terça será publicado a regulamentação SINASE, a lei que regulamenta o tratamento de acolhimento e de recuperação dos menores infratores.

08/01/2016 - Na noite desta sexta-feira, dia 8 de janeiro, tomaram posse os 15 novos Conselheiros Tutelares de Niterói e seus suplentes, eleitos em outubro. A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, a secretária Executiva de Governo, Maria Célia Vasconcellos, e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, também estavam presentes na cerimônia.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e realizado na Câmara Municipal de Niterói. “Muito especial presidir esta posse aqui hoje. Tenho a certeza de que esses conselheiros vão honrar cada voto. O papel dos conselheiros tutelares é fundamental. Ele incide na vida cotidiana das crianças e adolescentes, sobretudo nos que estão em situação de vulnerabilidade. A eleição de Niterói foi a mais bem organizada do Estado do Rio. Tenho certeza de que o processo de escolha que estabelecemos aqui na cidade garantiu uma eleição transparente. Tivemos tanto êxito que, logo depois, eu recebi representantes da Secretaria municipal de Assistência Social do Rio querendo o nosso modelo para levar para a capital do estado”, disse a secretária Verônica Lima.

A eleição dos novos conselheiros aconteceu no dia 4 de outubro de 2015 e foi uma das mais transparentes do Estado do Rio. Em disputa estiveram 15 vagas para novos conselheiros, sendo cinco para cada um dos três Conselhos Titulares da cidade (Centro-Sul, Região Oceânica e Região Norte), e mais 15 para os suplentes. “Trago uma enorme saudação do prefeito Rodrigo Neves, que não pôde estar aqui hoje. Mas quero avisar aqui que, na próxima terça-feira, sairá no Diário Oficial a regulamentação SINASE, a lei que regulamenta o tratamento de acolhimento e de recuperação dos menores infratores. O prefeito assinaria esse texto hoje aqui”, disse a secretária Executiva de Governo, Maria Célia Vasconcellos.

"Ajudar crianças é uma vocação, não é um trabalho. É um trabalho árduo, pois garantir os direitos das crianças e adolescentes não é fácil. Mas gostaria de agradecer aqui o trabalho da secretária Verônica, que, através de sua pasta, realizou as obras de melhorias em nossos três Conselhos Tutelares”, disse o conselheiro Raphael Lírio Guimarães, reeleito para o Conselho Tutelar da área Centro/Zona Sul.

Os três conselhos da cidade estão recebendo obras de manutenção e readequação das instalações. Após as reformas, eles também contarão com brinquedoteca e melhor acessibilidade. Além disso, foram entregues três novos veículos, para serviço de cada um dos conselhos. O primeiro a ser reinaugurado será o Conselho Tutelar III (Região Norte), no próximo dia 12 de janeiro. Em seguida, será a vez do Conselho Tutelar II (Região Oceânica), no dia 10 de fevereiro. E, por último, o Conselho Tutelar I (Região Centro e Praias da Baía), com previsão para março.

Dos 15 nomes vencedores, sete foram reeleitos – os conselheiros só podem ser reconduzidos ao cargo uma vez.

Confira abaixo os nomes dos novos conselheiros:

Centro/Zona Sul: Alan Carlos de Oliveira Leite (reeleito), Raphael Lírio Guimarães (reeleito), Rita de Cássia, Juliana de Jesus (reeleita) e Alexandre Necco.

Região Oceânica/Pendotiba: André dos Santos Cordeiro (reeleito), Adelthan Custódio Oliveira, Sérgio Luis Nascimento, Joel Marcelo de Lima Leite (reeleito) e Eliana Virgílio de Souza.

Zona Norte: Carlos Augusto de Santana, Soraia dos Santos Costa (reeleita), Jhonatan Costa dos Anjos (reeleito), Creusa Ramos e Nelson Pereira do Nascimento.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.