sábado, 30 de abril de 2016

TRILHAS DO PARNIT - Secretarias de Meio Ambiente e Esportes promovem caminhada ecológica no Parque da Cidade



Caminhada ecológica é feita por conta da parceria entre a secretaria de Esportes e a secretaria de Meio Ambiente de Niterói. André Redlich

Ação conta com apoio da secretaria de Esportes e de Meio Ambiente

Nem mesmo o frio e o mau tempo afastaram quem queria praticar exercícios físicos ao ar livre. Na manhã deste sábado, o Projeto Motivação, realização da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, realizou uma caminhada ecológica para o Parque da Cidade, em São Francisco, na Zona Sul.

Com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e melhorar a qualidade de vida da população, promovendo passeios nos mais variados pontos de Niterói, o projeto atraiu cerca de 16 pessoas, que, além de conhecer as trilhas do parque, puderam admirar a vista da Pedra Santo Inácio.

De acordo com o geógrafo e administrador do Parque da Cidade, Alex Figueiredo, de 41 anos, o Motivação também foi alinhado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está incentivando o uso público das unidades de conservação de Niterói.

“Estamos levando as pessoas para conhecerem as trilhas, que, antes, eram desconhecidas e, agora, estão entrando num circuito mais corriqueiro do cidadão niteroiense”, explicou Alex, que ressalta a importância da prática de exercícios, principalmente ao ar livre.

“Através desses programas, o cidadão pode adquirir o hábito e a prática do esporte no seu dia a dia. Além disso, essa integração com a Secretaria de Meio ambiente faz com que haja uma religação do homem com a natureza. A caminhada na floresta, de forma contemplativa, é interessante diante dessa vida diária e estressante da cidade grande”, completou.

Ainda segundo Alex, toda sexta-feira acontece um programa de limpeza das trilhas do Parque da Cidade, para o qual interessados podem se voluntariar.

O Projeto Motivação é destinado a pessoas de todas as idades, de jovens a idosos, e vem conquistando cada vez mais adeptos. Antes da caminhada, a Guarda Florestal, que acompanhou as atividades, recomendou o uso de repelente, protetor solar, tênis ou bota confortável e que todos os participantes se hidratassem com água.

Com o objetivo de dedicar o dia livre para caminhar pela cidade, a farmacêutica Rúbia Mara Viana, de 39 anos, foi visitar o Parque da Cidade, quando soube da caminhada ecológico e logo se juntou ao grupo.

“Eu já tinha visto na internet, mas vim para o parque apenas para caminhar. Dei sorte de encontrar esse grupo aqui e resolvi aproveitar a oportunidade e participar da trilha. Gosto bastante de praticar exercícios físicos e faço trilha há bastante tempo, então foi uma sorte grande”, contou a farmacêutica.

Além da trilha, o Parque da Cidade ainda recebeu a tradicional aula de yoga às 9h. Além de praticar, os participantes puderam admirar a paisagem da rampa de voo livre, que tem uma vista privilegiada de Niterói e do Rio de Janeiro.

O Projeto Motivação realiza atividades gratuitas, que são ministradas por instrutores. As ações do projeto acontecem uma vez por mês, em diferentes pontos de Niterói.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.