quarta-feira, 6 de abril de 2016

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura publica aviso de licitação para a construção do bicicletário da Praça Araribóia





Maior estacionamento de bicicletas da cidade contará com 424 vagas

06/04/2016 - A Prefeitura de Niterói publicou nesta quarta-feira (6.4), no Diário Oficial, a convocação para licitação da obra de construção do bicicletário da Praça Araribóia, no Centro. A tomada de preços está marcada para o dia 20 de abril, às 15h. O projeto foi desenvolvido pelo Programa Niterói de Bicicleta, coordenado pela Vice-Prefeitura. O local terá capacidade para 424 vagas – 136 horizontais e 288 verticais -, e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia.

O bicicletário contará com toda segurança. Além de vagas para as bikes, terá recepção, bebedouro, área de descanso, área para manutenção básica e bombas de ar, ocupando uma área de total de 478 metros quadrados aproximadamente. A previsão é que a obra esteja concluída no segundo semestre. O investimento será de R$ 852.598,79.

O vice-prefeito Axel Grael destaca que o Niterói de Bicicleta é um programa que tem como finalidade encontrar espaços para bicicleta no cotidiano da cidade. Ele explica que o programa tem duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

“O grande bicicletário da Praça Araribóia será um grande estímulo para as pessoas, é bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói. Além do Centro, temos a previsão de implantação de outros três grandes bicicletários na TransOceânica:no terminal do Engenho do Mato, próximo ao shopping Multicenter e em Charitas”, afirmou Grael.




Para desenvolver o projeto, o Programa Niterói de Bicicleta realizou uma pesquisa no próprio local, com ciclistas e interessados em utilizar o meio de transporte. No levantamento, eles apontaram de que forma consideram ideal a colocação das vagas, além da necessidade do local ter segurança e também um espaço para pequeno atendimento técnico. A pesquisa apontou ainda que a construção de um bicicletário estimularia muitos ciclistas a deixarem o carro em casa para ir trabalhar, já que poderão ganhar um espaço seguro para deixarem suas bicicletas.

“Pessoas de todas as idades e de diferentes rendas usam a bike como meio de transporte e, por isso, precisamos criar facilidades na mobilidade. Entendemos que uma política cicloviária integral inclui não somente a construção de ciclovias como também lugares para que os ciclistas possam estacionar suas bicicletas com conforto e segurança. O bicicletário da Praça Araribóia segue as novas diretrizes que estão norteando os projetos de mobilidade da cidade que priorizam os meios de transporte sustentáveis, integrando-os sempre que possível", afirma Isabela Ledo, coordenadora do projeto Niterói de Bicicleta.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Niterói instalou 1.054 vagas de bicicletas no município, distribuídas em 89 pontos de diversas regiões. O objetivo é que até o fim do ano o número de vagas chegue a 1.220, e novos pontos sejam instalados em diferentes locais. Outros pontos importantes onde já foram instalados paraciclos são em frente à estação dos catamarãs de Charitas, com 70 vagas, e em Camboinhas, que tem 40 vagas. Quatro escolas da rede municipal de ensino também receberam estacionamento de bicicletas, beneficiando alunos e professores.

Mais informações sobre o Niterói de Bicicleta podem ser encontradas no site do programa: www.niteroidebicicleta.rj.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.