segunda-feira, 18 de abril de 2016

NITERÓI BIKE TUR: Manhã de ciclismo, turismo e história em Niterói




Niterói BikeTur começou neste domingo, com percurso pelo circuito histórico do Centro

18/04/2016 - Conhecer Niterói de forma sustentável, saudável e divertida. Essa é a proposta do projeto Niterói Bike Tur, que começou hoje (17/04), com um passeio guiado pelo centro histórico da cidade. A iniciativa é do programa Niterói de Bicicleta, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Guarda Municipal, Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) e Câmara de Vereadores.

Cerca de 30 pessoas participaram da excursão que começou, às 9h, no Caminho Niemeyer e seguiu para Praça Arariboia, Palácio dos Correios, Praças JK, Praça da Cantareira. Em todos esses pontos, o guia da Neltur Renato Lima contava a história e fatos relevantes da época. Quando o grupo chegou ao Teatro Municipal João Caetano, uma surpresa: as bicicletas foram estacionadas e todos puderam entrar nas instalações e até subir no palco enquanto ouviam um pouco da história do local.

O percurso continuou pela Praça do Rink, Palácio Arariboia, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Praça da República, Câmara Municipal, Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta D’Areia, e voltou ao ponto de encontro. O pesquisador Rubens Carrilho, chefe do Arquivo da Câmara de Niterói, também deu uma aula de História aos participantes.




Rubens Branquinho, diretor de Turismo da Neltur, explica que o cicloturismo urbano é uma tendência mundial e está crescendo muito.

“A política da Prefeitura de ampliação e integração das malhas cicloviárias é de fundamental importância para a utilização do morador e do turista que nos visita. Com esse projeto, a gente dá a oportunidade para o turista e para o morador de Niterói conhecer um pouco mais sobre sua cidade, seu patrimônio histórico, atrativos naturais e obter informações dos horários de funcionamento das atrações para que depois eles possam voltar e conhecer melhor esses locais, participando da vida cultural da cidade”, destaca.

Isabela Ledo, coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, explica que o evento será realizado mensalmente, todo terceiro domingo do mês, em trajetos diferentes ,com orientações de guias e visita a um prédio histórico.

“Nós percebemos essa demanda dos ciclistas da cidade por atividades culturais. O projeto ajuda a mostrar formas sustentáveis de se locomover pela cidade, unindo mobilidade, atividade física, cultura e turismo”, explicou Isabela.

O grupo pedalou junto, num bloco coeso, ladeado por guardas municipais, em um ritmo tranquilo. Essas características foram o que levou a funcionária pública Veronica Aguiar, de 43 anos, a deixar o filho João Guilherme, de 12 anos, pedalar pelas ruas pela primeira vez.

“Eu já ando de bicicleta diariamente, mas esta é a primeira vez que o João Guilherme está saindo na rua. É uma oportunidade de ele pedalar com segurança e conhecer um pouco mais da História da cidade”, explicou a mãe, que acompanhou de perto o garoto no trajeto.

“Eu estou achando muito legal. É um pouco difícil andar na rua, mas eu consegui”, comemorou João Guilherme.

Uma das atrações do passeio foi o triciclo movido a energia solar do empresário australiano Michael Linke, da Trio Caminhos Sustentáveis. O veículo tem a capacidade de transportar duas pessoas ou até 200 quilos e também pode ser carregado com energia elétrica se necessário.

“Em muitas cidades da Europa e da Ásia , os bicitáxis são muito populares. É um meio de transporte sustentável, pequeno, leve, que não polui, e é seguro, já que só chega a 30 quilômetros por hora”, esclarece.

As inscrições para o Niterói Bike Tur são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.neltur.com.br. As vagas são limitadas para até 30 pessoas. Os ciclistas devem levar sua própria bicicleta, usar roupas leves e levar água e protetor solar.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA - NITERÓI BIKE TOUR: Turismo sobre duas rodas pelo Centro Histórico de Niterói
NITERÓI BIKE TOUR - Passeio de bicicleta por pontos históricos de Niterói
TURISMO A PÉ REVELA HISTÓRIAS DE NITERÓI
CICLOTURISMO - Turismo sobre bikes em Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Projeto da UFF estuda o potencial cicloturístico de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Agência com sede na cidade traz turistas noruegueses para pedalar e conhecer parques de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI - Noruegueses descobrem Niterói em duas rodas
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
CICLOTURISMO: grupo de 24 noruegueses pedalam por pontos turísticos de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.