sexta-feira, 22 de abril de 2016

NITERÓI RESILIENTE - NUDEC QUEIMADAS: Voluntários contra queimadas


Voluntários recebem treinamento para lidar com situações adversas na mata
Divulgação


David Tavares

Defesa Civil da cidade dá continuidade neste mês ao treinamento de 70 jovens que vão apoiar bombeiros e guardas nas ações

Dando continuidade ao trabalho realizado pela Prefeitura de Niterói com o mapeamento e análise dos incêndios em vegetação, a Defesa Civil da cidade começou neste mês a segunda fase de formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil para Apoio ao Combate a Queimadas (Nudec). O curso, na primeira etapa, teve duas turmas de 35 voluntários cada, com capacitações em noções básicas de defesa civil e ações preventivas, além de uma aula prática pertinente para apoio logístico em situações de incêndios em vegetação. A intenção é dar continuidade aos trabalhos iniciados pelos 70 participantes da primeira etapa, nesta segunda fase.

De acordo com o diretor de minimização de desastres, ensino e pesquisa, coronel Einars Wilis Sturms, o objetivo da segunda etapa é dar aos alunos capacidade de orientar e atualizar o plano de contingência, recuperação de desastres.

“O curso de Formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) para Apoio ao Combate a Queimadas, em seu módulo dois, tem como objetivo levar novos conhecimentos aos voluntários do Nudec Queimadas. Nesta etapa serão ministradas capacitações de orientação, primeiros socorros, prevenção de incêndio, atuação da Polícia Militar em ações de queimadas e atualização do plano de contingência”, explicou o coronel.

Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil de Niterói, major Walace Medeiros, foi elaborado um novo plano de contingências, específico para queimadas, com a participação da Guarda Ambiental, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“No convênio com o Corpo de Bombeiros, nos foram cedidos 16 militares, que participarão em regime de plantão de 24 horas e atuarão no treinamento de guardas ambientais e voluntários, além de realizarem ações preventivas constantes e atenderem às ocorrências de queimadas”, completou o major.

As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 12h, no auditório da Defesa Civil de Niterói, que fica na Rua Coronel Gomes Machado, n° 258, no Centro. Este curso é aberto aos 70 alunos que já participaram da primeira capacitação.

Fonte: O Fluminense





Um comentário:

  1. Niterói,tem tido avanços significativo com os investimentos em Defesa Civil.Porém ainda está devendo a criação e implantação do Conselho de Proteção e Defesa Civil,conforme determina a Lei 12608/2012.Agora é importante frisar, o projeto de lei que cria o conselho de Proteção e Defesa Civil,já passou pela Procuradoria Geral do Município,hoje se encontra na Defesa Civil do Município onde está sendo reformulado,conforme determina a Lei 12.608/201.Esta informação me foi repassada pela assessoria do Vice prefeito de Niterói senhor Axel Grael. Onde tivemos a oportunidade de conversarmos sobre a minha proposta de se criar e implantar em Niterói o Conselho de Proteção e Defesa Civil.
    Tião Cidadão
    Niterói,23/04/2016,19:28 min

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.