terça-feira, 12 de abril de 2016

MAC será reaberto ao público na segunda semana de junho





Pamella Souza

Obra de Oscar Niemeyer, que completa 20 anos, passa por uma reestruturação

Na segunda semana de junho será reaberto o Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no mirante da Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. De acordo com a Prefeitura de Niterói, em maio as obras de revitalização já estarão concluídas, por conta do desfile da grife Louis Vuitton que acontecerá no local, no dia 28 de maio. Restarão apenas alguns detalhes e funcionários trabalham para que a obra arquitetônica idealizada por Oscar Niemeyer seja reaberta ao público no mês seguinte. Nesta semana, a pintura interna e externa do museu já foi concluída e, atualmente, os guarda-corpos estão sendo instalados na rampa.

Os tapumes, que agora atrapalham a visualização do museu para quem passa pelo local, logo mudarão de cenário. Operários já iniciaram a instalação das hastes de fixação dos vidros da fachada. A troca dos portões de ferro pelo vidro visa oferecer uma completa paisagem do MAC para os pedestres, que poderão admirar a emblemática obra ao caminhar pelo Mirante da Boa Viagem.

De acordo com a Fundação de Arte de Niterói (FAN), 80% do carpete já foi instalado e está em fase de finalização. Já foram concluídas as reformas de banheiros e impermeabilização do teto. Outras etapas como a instalação de ar-condicionado e instalação de iluminação em LED ainda estão em andamento.

Projeto – Desde sua inauguração em 1996, é a primeira vez que o MAC passa por um processo de reestruturação. O projeto de revitalização conta com melhorias que seguem um padrão internacional, como a troca do piso dos salões de exposição, acessibilidade do subsolo, impermeabilização do teto do museu, renovação no sistema de ar-condicionado, substituição das grades pelo vidro na fachada e instalação de uma moderna iluminação de LED para o prédio e o lago artificial, assinado pelo lighting designer Peter Gasper.

As obras também sofreram mudanças por conta de uma série de exigências do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para um bem tombado, que precisaram ser reajustadas ao projeto original de Oscar Niemeyer.

A reestruturação do cartão-postal conhecido mundialmente tem um motivo especial. Neste ano será comemorado o aniversário de 20 anos do MAC. De acordo com a FAN, não existe possibilidade de que as obras atrapalhem a comemoração, que será em agosto. Ainda no primeiro semestre deste ano, o público poderá contar com um museu mais sustentável e moderno.

Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Louis Vuitton confirma: DESFILE CRUISE 2017 SERÁ NO MAC EM NITERÓI







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.