quarta-feira, 20 de abril de 2016

Prefeito em exercício de Niterói conhece tecnologias inovadoras de transporte urbano



Maglev-Cobra. Fotos Axel Grael
 Axel Grael e Edson Watanabe dentro do Magleve. Foto Coppe.


Axel Grael, Edson Watanabe (diretor da Coppe) e Richard Stephan (coordenador do projeto do Magleve-Cobra). Foto COPPE.

Onibus Híbrido, desenvolvido pela COPPE. Foto Axel Grael.

Valéria Braga (EGP-Niterói), Axel Grael, Edson Watanabe, Valéria Braga (EGP-Niterói), Axel Grael, Edson Watanabe, Paulo Emílio Valadão de Miranda e Rômulo Orrico (professor de Engenharia de Transportes da Coppe)
 e Rômulo Orrico (professor de Engenharia de Transportes da Coppe).

Ouvindo explicações do prof. Paulo Emílio Valadão de Miranda, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do ônibus híbrido. Foto COPPE.

Foto Divulgação COPPE.



O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, visitou nesta terça-feira (19.4) a sede do Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, na Ilha do Fundão. Recebido pelo diretor Edson Watanabe, Grael conheceu dois projetos de mobilidade que usam tecnologias inovadoras e sustentáveis: o Maglev-Cobra e o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio.

O Magleve-Cobra é o primeiro veículo de levitação magnética do país, com articulações múltiplas que lhe permite efetuar curvas de raios de 50 metros, vencer aclives de até 15% e operar em vias elevadas ou ano nível do solo a até 70 Km/h.

Já o ônibus híbrido possui um sistema de tração elétrica inovador equipado com uma central inteligente de gerenciamento de energia. É movido a energia elétrica obtida da rede convencional e produzida a bordo, numa pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Foi planejado para o máximo de eficiência no uso da energia e para a menor emissão de poluição do ar e sonora.

Axel Grael destacou que os maiores investimentos da Prefeitura de Niterói são na área de mobilidade urbana. “A Coppe é parceira da prefeitura na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Sustentável. Nesse contexto vim conhecer as novas tecnologias para essa área. Vivemos um momento de refletir sobre o futuro, porque as cidades não comportam mais o modelo atual. É preciso buscar novas soluções de transporte coletivo e de planejamento urbano pensando em melhorar o cotidiano das pessoas. O trabalho da Coppe é uma grande inspiração e uma parceira da maior importância. Por isso estamos gente está aqui hoje”, afirmou o prefeito em exercício.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.