terça-feira, 19 de abril de 2016

Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos entra em reta final de construção





19/04/2016 - Mais uma parte do projeto geral de revitalização do Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, está perto de ser finalizada, com a conclusão das obras do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD). Na unidade desenvolvida pelo Departamento de Proteção Animal, que é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos, a população poderá realizar consultas, adotar ou castrar um bicho. Ainda será oferecido um curso profissionalizante de banho e tosa para jovens das comunidades da região.

O CCPAD será equipado com dois modernos centros cirúrgicos, salas de pré e pós-operatório, além de um consultório, área administrativa, cozinha e, salas de estoque de medicamentos e descarte de material residual – tudo seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. O prazo de conclusão no fim do primeiro semestre de 2016.

Cerca de 20 funcionários deverão atuar na unidade, que também terá um espaço reservado para canil e gatil, para abrigar animais temporariamente em parceria com ONGs de proteção animal da cidade, e poderá castrar até 40 bichos por dia.

“Desenvolvimento um mecanismo eficiente de controle de animais podemos conseguir um futuro sem abrigos ou animais abandonados. Se em dois anos a gente conseguir castrar todos os animais abandonados não teremos mais procriação nas ruas ou em comunidades carentes, além de quebrar o tabu da castração”, frisou o diretor do Departamento de Proteção Animal, Marcelo Pereira, complementando.

“O consultório veterinário será destinado para pequenas consultas voltadas para protetores de animais cadastrados na Prefeitura e para pessoas carentes. As consultas deveram ser agendadas com antecedência e serão gratuitas. Vale lembrar que no local não terá abrigo e nem internação de animais, todo procedimento será feito e o animal liberado no mesmo dia”.

O CCPAD também será uma ferramenta de iniciação profissional para jovens das comunidades da região, como explica Marcelo. A ideia é oferecer cursos de banho e tosa dos bichinhos para turmas de até seis pessoas.

“O mercado de cuidado de animais vem crescendo. Vemos isso com o surgimento até de novas profissões. Os cursos darão a chance de os jovens terem início na profissão”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Niterói



---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Crianças da escola Anísio Teixeira recebem primeiros exemplares da Cartilha de Proteção Animal de Niterói
"ADOTAR É O BICHO": Mais segurança para o dono e o animal
FAUNA EM NITERÓI: Guarda Ambiental de Niterói resgata jacaré-do-papo-amarelo no Engenho do Mato
CÃO RESGATADO HOJE NO CANAL DA ALAMEDA SÃO BOAVENTURA
PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS - Cartilha da Prefeitura de Niterói orienta sobre a Lei Municipal dos Animais
CANICROSS NO PARNIT - Atletas e seus cães disputam prova em Niterói
HORTO DO FONSECA - Dia de festa para reinauguração do Horto Botânico do Fonseca
LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL: Homem detido por abandonar filhotes no Horto do Fonseca
Nova LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL - Regras mais rígidas para proteger animais em Niterói
Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)
Outras postagens

BIODIVERSIDADE - Brasil tem mais de 116 mil espécies da fauna
SEGURANÇA - CISP: Serviço 153 da Guarda Municipal já passa das 1100 chamadas












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.