terça-feira, 12 de abril de 2016

ENSEADA LIMPA: tecnologia sustentável em favor da qualidade ambiental da Enseada de Jurujuba





Texto: Raquel Morais
Foto: Divulgação

Depois de 10 anos a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jurujuba foi modernizada e a nova tecnologia empregada chega a tratar 30 litros de esgoto por segundo. Parte da água limpa será usada para jardinagem da Prefeitura de Niterói, lavagem de ruas e o restante será despejada na Baía de Guanabara. O tratamento israelense de dejetos garante qualidade da água depositada no mar e a comunidade pesqueira, do pacato bairro de Niterói, também será beneficiada ao longo do tempo.

Ontem o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e representantes da concessionária Águas de Niterói inauguraram o novo reservatório, que teve investimento de R$ 1 milhão, na parceria público privada.
“A tecnologia garante nova filtragem, tratamento dos resíduos e quem ganha com isso é a população e em especial o meio ambiente e enseadas. Iniciamos em 2013 o projeto Enseada Limpa, que consiste em várias ações em enseadas na cidade, com fiscalização e cobrança de condomínios, além de obras de construções de banheiros em residências”, comentou Neves.

O aproveitamento da água tratada para jardinagem e lavagem de ruas já acontece na ETE de Itaipu. “Isso é muito importante do ponto de vista da sustentabilidade, para preservar os recursos hídricos, e é um ganho extraordinário para Niterói”, completou o prefeito.

O superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, explicou que a estação está tratando em torno de 17 litros por segundo. “Trocamos um componente tecnológico e instalamos o equipamento israelense que é uma nova tecnologia com poder de clarificar e retirar qualquer sedimento final”, apontou.

Edival Martins, atual administrador regional de Jurujuba, reforçou a importância desse tratamento para a qualidade da água das praias do entorno do bairro e consequentemente do pescado. “São cerca de 3.700 moradores beneficiados, além de pescadores que vivem do peixe para o sustento. A melhor qualidade da água irá atrair mais peixes”, finalizou.

Fonte: A Tribuna



---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Inaugurada obras de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Jurujuba








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.