segunda-feira, 18 de abril de 2016

NITERÓI NA RIO 2016 - Cidade na rota da ginástica rítmica



Existe a possibilidade da grega Barbara Filiou estar treinando junto com a equipe que tenta uma vaga no coletivo
Foto: Marine Revenault / Divulgação


Daniel Alves
 
Delegações da Finlândia e Grécia treinam no Canto do Rio nesta terça-feira como preparação para o evento-teste da modalidade

A harmonia, graça e beleza reunidos em movimentos criativos vão passar por Niterói nesta terça-feira, como a última etapa de treinamento das delegações da Grécia e Finlândia de ginástica rítmica para o evento-teste da modalidade a ser disputado entre os dias 21 e 22 no Riocentro, em busca de vaga para as Olimpíadas.

O local de treinamento será o Canto do Rio, que já vem recebendo as etapas do estadual da modalidade, sendo um dos poucos lugares do Estado que possuem o tapete com medidas oficiais e adequado para esse tipo de atividade. Como o espaço de competição não será aberto para treinos, as equipes da Finlândia e Grécia, que chegam com cerca de sete atletas cada, encontraram em Niterói o reduto para os ajustes finais.

“O Canto do Rio, hoje, é um dos poucos clubes do Rio que atende à Ginástica Rítmica de alto rendimento. A oportunidade de recebê-las no clube é importante não só para as meninas, como para nós, professoras. Poder ver de perto o trabalho de uma equipe estrangeira é uma experiência maravilhosa. Acompanhar como funciona toda a parte técnica, as coreografias, toda a preparação de um dia de treino de uma equipe dessas, será ótimo! Essa troca com uma equipe que pertence a uma realidade muito diferente da que vivemos aqui no Brasil, com toda certeza, só tem a acrescentar”, disse Gisele Mata, professora e treinadora da equipe Canto do Rio Happy Gym, de 28 anos.

Esse intercâmbio só será possível pela influência da treinadora da equipe Canto do Rio Happy Gym, Vanessa Dornellas, de 35 anos. Árbitra desde 2004 no cenário nacional, ela foi procurada por colegas internacionais e pela técnica da seleção brasileira, Monika Queiroz, sobre um local de treinamento para as duas delegações.

“O contato sobre a Finlândia aconteceu através de árbitros do Paraná e São Paulo. Eles queriam um espaço para treinar aqui no Rio, e enviaram o meu contato. Acertamos tudo com a Confederação Finlandesa para usar o espaço do Canto do Rio. Esse evento será muito importante para a divulgação do esporte em Niterói e como temos a estrutura, podemos oferecer para essas equipes um local adequado. Já com relação à Grécia, a treinadora da Seleção Brasileira Monika Queiroz que nos indicou. Essa será uma oportunidade única para nossas ginastas e nossa cidade”, comentou Vanessa Dornellas.

“Nós estamos muito felizes em poder contribuir com o treinamento dessas atletas cedendo o espaço do nosso clube. A Ginástica Rítmica ainda é uma atividade pouco difundida no Brasil e por isso precisa de mais incentivo. Receber essas equipes será uma grande oportunidade para nossas ginastas. Tenho certeza que esse contato será muito proveitoso para elas”, disse Rodney Melo, presidente do Canto do Rio Foot-Ball Club.

Para quem pensa que apenas atletas buscando classificação estarão em Niterói, existe ainda a possibilidade da ginasta grega Barbara Filiou, já garantida no individual nos Jogos, estar treinando junto com a equipe que tenta uma vaga no coletivo.

Agenda – Com vaga garantida nas provas individuais, a Grécia vem para o evento-teste para disputar uma vaga na competição de equipes. A equipe chega nesta terça à Cidade Maravilhosa e treina no mesmo dia, no período da manhã. Já a Finlândia, desembarca nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, com a missão de conquistar vagas nas provas individuais e em conjunto, e realiza seu treino na terça-feira (19), no período das 8h às 16h.
Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.