quarta-feira, 20 de abril de 2016

Agência de Desenvolvimento da França anuncia visita a Niterói em junho


Embaixador Paulo Oliveira Campos recebe o prefeito Rodrigo Neves em Paris
Flávio Pessoa / Prefeitura de Niterói


Objetivo é viabilizar cooperação e investimentos na cidade. Em Paris, prefeito foi recebido por embaixador brasileiro e visitou o centro cultural da Fundação Louis Vuitton

19/04/2016 - O prefeito de Niterói participou na tarde de segunda-feira (18/4), em Paris, na França, de um encontro internacional promovido por empresários franceses, com apoio da embaixada daquele país e da embaixada e do consulado brasileiro. A apresentação de Niterói despertou o interesse da representação da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), presente à reunião, que anunciou a visita para viabilizar cooperação e investimentos no município.

Em sua fala, o prefeito ressaltou o equilíbrio financeiro e fiscal de Niterói, as parcerias com o setor privado e traçou um panorama socioeconômico da cidade, que está entre as mais desenvolvidas do Brasil em diversos indicadores, entre eles Índice de Desenvolvimento Humano e saneamento ambiental; e despertou o interesse dos empresários presentes em parcerias com a cidade. “Foi um encontro extremamente positivo e produtivo, pois os empresários demonstraram o desejo de investir e realizar projetos em Niterói. Eles quiseram saber detalhes sobre o que estamos fazendo e a Agência Francesa de Desenvolvimento, uma das principais de cooperação internacional da Europa, anunciou essa visita”, comentou Neves.

Os principais temas abordados no encontro foram a contratação do gerenciamento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Mobilidade de Niterói, similar ao implantado na cidade de Dijon; desenvolvimento do projeto básico do VLT de Niterói; e atração de investimentos em infraestrutura, turismo e hotelaria para a cidade, além do programa de requalificação do Centro de Niterói. Na ocasião, foi assinado, ainda, o termo de cooperação com o Centro de Monitoramento de Trânsito de Dijon.

“Tudo isso é importante para o presente e o futuro de Niterói. Nos últimos dois anos e meio, tiramos projetos estruturantes do papel, como a Transoceânica, o CISP e o próprio CCO Mobilidade, graças ao apoio de agências de cooperação”, explicou o prefeito.

INTERESSE NO BRASIL - Presidente do Movimento de Empresários da França (Medef na sigla em francês), Jean-Louis Marchand, anfitrião do encontro, revelou que representantes de diversos grupos demonstram interesse em investir no Brasil, sobretudo na área da construção civil, e que as empresas francesas possuem soluções técnicas modernas para áreas relacionadas à gestão das cidades inteligentes e mobilidade.

“Niterói tem projetos grandiosos em termos de construção, de mobilidade urbana. Como as instituições francesas podem ajudar?”, indagou Marchand, que representa mais de 800 mil empresas francesas de todos os tamanhos e setores.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, apresentou um panorama detalhado das ações de mobilidade e melhorias urbanas que vêm sendo implantadas em Niterói, como a construção da Transoceânica, o programa Niterói de Bicicleta, os Plano Diretor e de Mobilidade Urbana Sustentável, e a Operação Urbana Consorciada.

“Ao apresentarmos os nossos projetos e ações em curso, verificamos o interesse da ADF em estabelecer uma parceria conosco para o desenvolvimento de Niterói”, disse Verena, que apresentou as características de urbanização da cidade nos últimos anos.

O presidente da Associação do Conselho Empresarial e Cidadania (ACEC), Joaquim de Andrade, que representou o setor privado de Niterói ressaltou a importância do Executivo niteroiense em realizar ações estruturantes e o desejo de empresários de Niterói de conseguir parceiros de negócios para novos investimentos.

“O encontro atingiu seu objetivo principal, que foi o de verificar o real interesse dos empresários em buscar parceiros e investir na cidade, usando sua expertise na transformação do espaço urbano de nossa cidade”, avaliou.

EMBAIXADA DO BRASIL - Do Medef, o prefeito seguiu para a embaixada brasileira na França, onde foi recebido pelo embaixador Paulo Oliveira Campos. O diplomata confirmou o interesse crescente do empresariado francês em investir nas cidades brasileiras. Campos afirmou que também no mês de junho haverá um fórum econômico Brasil-França, no qual a embaixada defenderá os projetos de Niterói.

“Hoje, não apenas os empresários franceses querem investir no nosso país, mas empresários de todo o mundo. O Brasil e as cidades brasileiras têm oportunidades excepcionais de investimentos para esses empresários. E esse investimento pode garantir bons retornos para a sociedade. Em junho haverá um fórum França-Brasil e nós vamos mostrar os projetos de Niterói”, revelou o diplomata.

LOUIS VUITTON – Ao final do dia, o chefe do Executivo municipal seguiu para visita ao centro cultural da Fundação Louis Vuitton, que abriga um dos maiores acervos de arte contemporânea da Europa. O prefeito confirmou que o grupo empresarial de moda realizará, no próximo dia 28 de maio, de um desfile internacional da coleção 2017 da marca no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Acompanhado do presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, e da secretária Verena Andreatta, o prefeito conferiu as instalações, inauguradas em 2014, e que já receberam quase 2 milhões de visitantes até este ano. Neves adiantou que a visita tem por objetivo buscar novas parcerias com o grupo francês na área cultural, especialmente para exposições de parte de seu acervo permanente no MAC.

O desfile terá cerca de 500 convidados e a presença de mais de 50 modelos internacionais. “Será a primeira vez que o desfile ocorrerá na América Latina, ajudando a promover a nossa cidade no mundo todo, pois o evento terá ampla cobertura da imprensa internacional”, disse o prefeito, que assinou acordo para a realização do evento e que prevê a contrapartida de R$ 1,5 milhão a ser utilizado no custeio e manutenção do MAC pelos próximos 12 meses.

Durante sua visita a Niterói, no início de abril, o presidente da Louis Vuitton para as Américas, Anthony Ledru, ressaltou a condição especial da cidade. “Temos certeza de que o evento em Niterói terá êxito, especialmente porque o lugar é lindo e abriga uma obra do mais importante arquiteto brasileiro”, declarou.

André Diniz comentou que, desde o primeiro contato entre a administração municipal e a Louis Vuitton, há alguns meses, ficou claro o interesse da marca em fazer a exposição no MAC, que este ano comemora 20 anos. “Então temos hoje uma oportunidade ímpar, de entregar um museu novo e ter a parceria com a Louis Vuitton. Fico muito feliz, como presidente da FAN e como cidadão, que essa parceira tenha sido concretizada”.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.