quarta-feira, 13 de abril de 2016

SAÚDE EM NITERÓI: Mais de 1,7 mil atendimentos no novo Mário Monteiro






Médicos e pacientes aprovam novas instalações da Unidade de Saúde

13/04/2016 - A nova Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, já realizou mais de 1,7 mil atendimentos em seus primeiros seis dias de funcionamento. O serviço de urgência, que funciona 24 horas/dia, recebia, em média, 3,5 mil pacientes por mês nas antigas instalações. A unidade, que recebeu investimentos de R$ 5 milhões para reforma, ampliação, aquisição de novo mobiliário e equipamentos, foi inaugurada na última quinta-feira pelo prefeito e pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

“Estamos recebendo quase 300 pacientes por dia, e a demanda está aumentando gradativamente. Parece que todo mundo quer conhecer o novo Mário Monteiro. Do início do funcionamento, no dia 8, até ontem (12/4), já contabilizamos mais de 1,4 mil atendimentos. São pessoas de Niterói e de outros municípios”, explicou a diretora Itamar Tavares, esclarecendo que o local presta um serviço pré-hospitalar, encaminhando pacientes mais graves para as instituições de média e alta complexidades, conforme a necessidade.

Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde, foram realizadas 873 consultas na clínica médica, 391 na pediatria, 182 na ortopedia, e 36 pacientes foram avaliados por cirurgiões do Mário Monteiro até o dia 12.

O estudante Lucas Pereira, de 18 anos, procurou a unidade no sábado por causa de uma sinusite.

“Já conhecia o Mário Monteiro e fiquei surpreso com as melhorias. As novas instalações ficaram muito bonitas e funcionais. Passei por exame de raios X do seio da face, fui medicado e liberado. Voltei hoje para fazer novos exames e o atendimento foi excelente”, contou.

Uma das primeiras crianças a ser atendidas na nova unidade, o pequeno Bryan Morais, de 2 anos, aproveitou a nova sala de espera infantil enquanto aguardava a consulta.

“Os brinquedos e os livros ajudaram a distraí-lo, já que as crianças normalmente não têm muita paciência, ainda mais quando estão doentes”, elogiou a mãe do pequeno paciente, Érika Morais, de 24 anos.

“A espera foi curta, e o atendimento, bom. Antes da reforma, a unidade estava caindo aos pedaços. Agora os consultórios são espaçosos e mais modernos. Foi muito bom ter uma sala de emergência separada para as crianças”, contou Wallace Morais, pai de Bryan, após o atendimento.

A clínica médica Fátima Loureiro destacou que as novas instalações beneficiam pacientes e a equipe médica.

“As áreas do hospital ficaram mais bem distribuídas, recebemos novo mobiliário, banheiros reformados e climatização nos consultórios, dando mais conforto para a equipe e para os pacientes. A separação entre adultos e crianças, através da uma sala de emergência pediátrica, é importante para evitar a transmissão de doenças e agilizar o atendimento”, explicou a médica.

Instalações

A nova estrutura da Unidade Municipal de Urgência Dr Mário Monteiro tem 2.050 metros quadrados, 365 a mais que antes, um consultório com classificação de risco, sala de medicação com 16 lugares, sala de raios X, laboratório, 8 consultórios, 21 leitos e sala de emergência pediátrica. A equipe é composta por pediatras, clínicos, ortopedista, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

A antiga estrutura tinha apenas uma sala de emergência. Para atender melhor o público infantil, a nova unidade conta com uma sala de emergência pediátrica, além de sala de espera infantil com brinquedos e livros.

Fonte: Prefeitura de Niterói 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.