Novo campus foi construído em terreno que foi cedido pela Prefeitura Municipal
05/04/2016 - Dez anos após chegar a Niterói, o Colégio Pedro II finalmente ganhou sua sede definitiva no município. O novo campus foi inaugurado na manhã desta terça-feira (5/4), no bairro do Barreto, na Zona Norte da cidade, em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal, e na presença do prefeito e do secretário estadual de Educação, Antônio Neto.
A nova sede possui arquitetura contemporânea, com ambientes amplos e grandes espaços abertos, ventilação cruzada e iluminação natural. Conta com 15 salas de aula equipadas com ar-condicionado, oito laboratórios, pátio coberto, quadra poliesportiva e elevador panorâmico adequado para atender portadores de deficiência. O campus contará com cerca de 600 alunos, 38 servidores, 36 professores e terá estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em breve, contará com turmas noturnas do Pronatec.
A obra foi orçada em R$ 17 milhões, toda de recursos federais e vai beneficiar não só estudantes de Niterói, como de São Gonçalo, municípios adjacentes e Região dos Lagos. Antes da nova sede, o Pedro II ocupava um Ciep.
A unidade foi construída em um terreno cedido pela prefeitura e atenderá a estudantes de Niterói e região Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói |
O prefeito de Niterói desejou vida longa ao Pedro II na cidade.
"O Pedro II é uma referência e excelência em educação. Niterói passa a ser a primeira cidade do Estado depois da capital a ter uma sede definitiva para o colégio. Tenho certeza de que nunca mais o Pedro II vai sair de Niterói, para o bem da juventude e da educação da cidade. Temos hoje uma unidade qualificada que vai oferecer melhores condições de ensino, de pesquisa e de estudo para a juventude e comunidade do Pedro II. Ela vai propiciar avançar na qualidade e excelência em educação. Vida longa para o Pedro II em Niterói", disse.
O secretário estadual de Educação, Antônio Neto, destacou a parceria entre os entes federativos em torno do colégio.
"O Pedro II é uma rede centenária, que respeito muito e valorizo demais. Esse momento aqui ilustra o que tem que ser a tônica da política pública: juntar todos os entes federativos em prol de um objetivo só: oferecer perspectivas para a juventude. Temos aqui a Prefeitura que cedeu o terreno, o governo estadual que cedeu anteriormente o Ciep e o governo federal que fez essa belíssima obra. Uma escola quando é implantada, ela fica no local e fica para a vida inteira", declarou.
O reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, afirmou que a escola esperava por uma nova sede há anos.
"O Colégio Pedro II está no fundo do seu tempo, após dez anos, estamos entregando a sede definitiva para a comunidade de Niterói, uma obra digna, com tudo incluído. Ela reforça o projeto de interiorização do ensino público federal que vem ocupando espaços para o desenvolvimento estratégico nacional. O Pedro II em seus 178 anos se dedica a formação da cidadania dos seus estudantes se pautando sempre pela vivência ética", afirmou.
Fonte: Prefeitura de Niterói
----------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
EDUCAÇÃO EM NITERÓI - Ampliação do Colégio Pedro II será concluída no próximo mês
Colégio Pedro II começa a arrumar malas rumo a Niterói
Obras da primeira escola técnica federal de Niterói começam em janeiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.