domingo, 4 de janeiro de 2015

Queimadas no país registraram alta de 252% em 2014


Dados do INPE para o Rio de Janeiro




Dados do INPE para o Brasil



Fonte: INPE


-------------------------------------------------------


Queimadas no país registraram alta de 252% em 2014




Guilherme Peixe

O ano de 2015 mal começou e duas queimadas já chamam a atenção de moradores de Niterói. O Corpo de Bombeiros foi acionado na última quinta-feira (01), para incêndios na área de reserva florestal em São Francisco, no entorno da Lagoa de Piratininga, e em um ferro-velho, na Engenhoca. Não houve risco dos focos atingirem residências ou estabelecimentos comerciais próximos.

Os incêndios naturais já chamam a atenção das autoridades não só do município. Com um total de 1428 casos, o número de queimadas bateu recorde de dez anos em todo o estado do Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda segundo o instituto, somente nesses dois dias de 2015, já foram registradas 193 queimadas em todo o país. Essas 1428 queimadas, se comparadas com o ano de 2013, quando foram contabilizados 405 casos, demonstram um aumento de 252%.

O estudo informa ainda que o mês mais crítico foi outubro, quando foram contabilizados 500 incêndios, somente no estado do Rio de Janeiro.

“Esse aumento está fora do padrão, devido ao período de seca que se prolongou em 2014. Geralmente isso acontece em setembro, mas esse ano tivemos um mês de retardo e aconteceu em outubro. Isso é ruim, porque trás grandes prejuízos ambientais, já que a arborização é fundamental para a nossa saúde”, explicou o professor de geociência da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Temos acompanhado os casos de forma geral e percebemos que todas as nossas unidades sofrem com as condições climáticas, aliada a falta de consciência da população, que soltam balões e queimam lixo verde, gerando essas queimadas de forma incontrolável”, disse o coordenador de fiscalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Jhonatan Ferrarez.

ALERTA DA DEFESA CIVIL DE NITERÓI

A Defesa Civil de Niterói fez um comunicado alertando a população sobre as queimadas. Embora haja previsão de pancadas de chuva os próximos dias, a Defesa Civil mantém o estado de alerta para as queimadas e pede à população que tome algumas medidas para conter a vulnerabilidade à ocorrência de incêndios nas encostas, colocando a moradia também em risco.

Em caso de focos de incêndio, a orientação é que seja feita a comunicação ao Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) imediatamente.

Fonte: A Tribuna


 ---------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM

PUNIÇÃO PARA QUEIMADAS EM NITERÓI: Denúncias levam a acusado reincidente em queima de vegetação e lixo
Queimadas: mitos e verdades

ALERTAS RECENTES:

INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTEMENTE OCORRIDOS EM NITERÓI

OUTROS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTES
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS
DEFESA CIVIL DE NITERÓI


DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS: 
 
 

 
CAUSAS DOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE QUEIMADAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.