domingo, 11 de janeiro de 2015

Mudanças no Centro de Niterói terão início ainda este ano


As ações de reformulação dos espaços públicos serão acompanhadas de obras de renovações da infraestrutura. Foto: Divulgação


Pedro Conforte

Obras do Projeto de Requalificação Urbana do bairro estão previstas para serem iniciadas neste semestre. Estudo de impacto ambiental já está sendo feito

Estão previstas para começar neste semestre as obras do Projeto de Requalificação Urbana da Área Central de Niterói, que tem como objetivo realizar intervenções – físicas e urbanísticas – de melhorias nas áreas centrais da cidade. As ações irão abranger cinco bairros: Centro, Boa Viagem, Morro do Estado, São Lourenço e Ponta D’Areia, totalizando 3,2 milhões de metros quadrados.

As ações de reformulação dos espaços públicos – segundo a prefeitura de Niterói – serão acompanhadas de obras de renovações da infraestrutura existente, incluindo as redes de esgoto, iluminação pública, água e gás. Além disso, a fiação, tanto elétrica quanto de telecomunicações, será subterrânea em toda a região, o que representará mais segurança aos cidadãos e frequentadores da cidade. A expectativa do projeto é que, com as ações, a área terá capacidade de suporte para atrair novas residências e comércio, que são premissas da revitalização das edificações abandonadas e ocupação de vazios urbanos. O projeto prevê que haverá cerca de 40 mil novos habitantes e novos comerciantes nos próximos vinte anos.

Segundo a prefeitura de Niterói, o início das intervenções está previsto para este semestre e a expectativa é que durem cerca de três anos. Após o licenciamento ambiental, espera-se que em seis meses a frente marítima comece a ser revitalizada, sendo que a medida em que as obras de infraestrutura avancem em direção ao interior da região, as outras ruas recebam ações. Atualmente, o projeto está na fase de licenciamento ambiental, uma empresa está elaborando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que deve ser concluído até agosto de 2015. Com o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), os documentos serão analisados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que tem até 60 dias para solicitar uma audiência pública a fim de consultar a população sobre as questões apresentadas no estudo para então aprovar. O EIA/RIMA aponta as medidas mitigadoras necessárias para que o projeto seja implementado com o mínimo de impactos negativos durante a fase de execução.

Mobilidade – Dentre as ações, uma das prioridades é o transporte. O projeto segue princípios de desenvolvimento orientado ao transporte, com a criação de espaços públicos acessíveis e com tratamento paisagístico que formarão uma grande rede para pedestres e ciclistas, integrando os locais de residência aos pontos de maior atração de pessoas (como universidades, áreas comerciais e a estação intermodal da Área Central). O projeto prevê a integração entre barcas, ônibus, bicicletas, VLT (veículos leves sobre trilhos) e a Linha 3 do metrô. Uma passagem subterrânea será construída para melhorar o fluxo de pedestres na região da futura Esplanada Arariboia, ponto de maior movimentação de pessoas no município. A passagem subterrânea para veículos ligará a Avenida Amaral Peixoto à Rua Visconde do Rio Branco.

Praças – Uma das principais demandas da população é a revitalização de praças da região, como a do Jardim São João. Ao todo, o projeto contemplará 22 praças, sendo seis novas, que serão revitalizadas ou construídas. Todas terão um moderno conceito de integração, com amplos espaços abertos, possibilitando o acesso de moradores e visitantes. As praças terão equipamentos para atividades físicas e de lazer, tais como quadras de esportes, skate park e área de jogos, além de gramados, árvores, bancos, chafariz e bicicletários.

Fonte: O Fluminense 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.