terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PREFEITURA DE NITERÓI VAI ÀS COMUNIDADES COM MAIOR INCIDÊNCIA DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO PARA PREVENIR E CONSCIENTIZAR CONTRA RISCOS DO FOGO


Prefeitura realiza ação de prevenção contra queimadas no Preventório



19/01/2015 - A Prefeitura de Niterói retomou nesta segunda-feira (19/1) as ações de prevenção de incêndios florestais no município. A forte estiagem e a baixa umidade do ar combinadas ao descuido da população é um verdadeiro perigo para a vegetação. 

Nesse sentido, após análise da Defesa Civil e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente com a ajuda de imagens de satélite e do sobrevoo feito no ano de 2014, foi possível identificar os pontos de maior incidência desses incêndios pela cidade.

A ação se iniciou no Morro do Preventório, em Charitas, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, Associação de moradores e fiscais da pasta. Foi distribuído material explicativo sobre todos os malefícios para a saúde no que diz respeito à fumaça, os riscos para a fauna e para a vida dos moradores, bem como as multas que podem ser aplicadas por simplesmente provocar fogo. Ao mesmo tempo, todos os moradores próximos às áreas verdes assinaram o livro de responsabilidade pessoal e ciência da proibição das leis. As pessoas reagiram de forma positiva à ação e muitos relataram desconhecer o risco causado pela queimada.

O objetivo da série de ações é alcançar o maior número de pessoas e conta com o apoio da Neltur, que a partir desta segunda-feira colocou em suas placas a frase: “queimadas, apague essa ideia” por toda a cidade.

O secretário Daniel Marques, ressalta a importância da união da população com os órgãos municipais: "Estamos explicando aos moradores os riscos que as queimadas causam, porém, é fundamental que os munícipes de Niterói nos ajudem na divulgação da causa e na denúncia. Placas informativas, conteúdo compartilhado na internet, jornais e materiais informativos estão sendo distribuídos para que todos compreendam o crime de soltar balões, o perigo da prática religiosa com velas acesas em florestas e a proibição de queimar lixo, mesmo que no quintal de casa. Partindo da educação ambiental e conscientização das pessoas, acredito que teremos um bom resultado", disse.

Durante a semana a ação será no Morro do Cavalão, entre São Francisco e Icaraí, Bairro de Fátima, Pé Pequeno e na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).

Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------------------


Ação para conscientização sobre queimadas em Niterói

Cartilha distribuída pela Secretaria explica o perigo das queimadas. Ação acontece amanhã no Morro do Cavalão. Foto: Evelen Gouvêa

Morro do Preventório, em Charitas, recebeu na manhã de ontem a primeira ação da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil. Foram distribuídos panfletos aos moradores

O Morro do Preventório, em Charitas, na Zona Sul de Niterói, recebeu na manhã de ontem a primeira ação de conscientização contra queimadas. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Smarhs) esteve em pontos mais problemáticos no local. Além disso, foram distribuídos panfletos aos moradores como forma educativa. Amanhã, a ação será realizada no Morro do Cavalão.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marques, a Defesa Civil colaborou diretamente com a ação da Secretaria.

“Após o estudo da Defesa Civil, a intenção é subir até essas áreas e identificar pontos de queimadas. Nesta segunda-feira, fomos em áreas que tem culto de vela e incidência de balão. Tudo que pode ocasionar e ter como consequência o incêndio florestal”, explica Daniel.

Cada representante da família precisou assinar o livro de notificações sobre prevenção e multas. Este livro será publicado no Conselho de Meio Ambiente (Comam).

“Recolhemos a assinatura em seis residências. Foi um local estratégico, pois são casas que ficam em áreas onde há mais incidências de queimadas. O restante das assinaturas será recolhido pelo presidente da Associação de Moradores”, acrescenta.

A cartilha distribuída explica o perigo das queimadas e suas prevenções. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Rafael Faustino, mais conhecido como Salles, de 52 anos, a iniciativa é de grande importância.

“No início do mês houve um princípio de incêndio em cima do condomínio, por exemplo. Muitas vezes o morador não sabe o que fazer. Esse tipo de ação esclarece nossas dúvidas”, afirma.

A costureira Fátima Alves, de 60, disse ficar receosa com queimadas e incêndios florestais. “Quando eu vejo a fumacinha de longe, já fico com medo. O cheiro é ruim, atinge muito o sistema respiratório”, reclama.

Para denunciar as queimadas e incêndios florestais, o morador pode ligar para o serviço de Proteção do Parque da Cidade de Niterói através do número 2638-4411, a Unidade da Polícia Ambiental pelo telefone 2638-3690, a Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói - 2622-7631, entre outros órgãos.

Prevenção – Segundo a Smarhs, não queimar o lixo, não jogar guimbas de cigarro em locais com vegetação e não jogar carvão aceso em locais com vegetação são algumas formas para se prevenir de incêndios e queimadas.

Fonte: O Fluminense




 -----------------------------------------------------------
"... causa-nos revolta deparar-se com as perdas ambientais que estamos tendo nesses incêndios que se sucedem, causados pela estiagem e pelo forte calor, e verificar que alguns criminosos ainda insistem na prática ilegal e irresponsável de soltar balões. Malditos sejam!" Axel Grael
 -----------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO: RISCO DE INCÊNDIO. EVITE QUALQUER ATIVIDADE QUE POSSA CAUSAR FOGO!!!!
 
 
 
 --------------------------------------------------------
 
LEIA TAMBÉM:
 

AÇÃO PREVENTIVA DA PREFEITURA: PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS

 
SITUAÇÃO CLIMÁTICA E RISCO DE INCÊNDIO


Saiba mais sobre os incêndios dos últimos dias em:
 
 
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
  
DEFESA CIVIL DE NITERÓI

COMBATE À AÇÃO CRIMINOSA DE SOLTAR BALÕES







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.