sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prefeitura de Niterói inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias


A ação de conscientização contará com cinco fiscais da CLIN que vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para orientar os banhistas a fazer o descarte correto do lixo. Foto: Divulgação

Praia de São Francisco, Niterói. Foto acervo Projeto Grael, 2010.


A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) iniciou nesta sexta-feira (16.01) a instalação de placas informativas com o intuito de alertar a população sobre o descarte correto do lixo produzido nas praias.

A operação terá início na Praia de Charitas por conta da grande quantidade de lixo que é recolhida das areias diariamente. Com o calor intenso, típico da estação, a população passou a frequentar a praia também durante a noite, o que acarretou um aumento significativo na quantidade de lixo recolhido.

Segundo Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos, todas as noites, a CLIN recolhe em média 16 toneladas de lixo nas praias da cid

"Ainda há um agravante. O tipo de lixo encontrado é leve, são em geral, garrafas plásticas e latinhas, mas esse material tem muito volume e fica espalhado pela praia e calçadão, necessitando de um aumento de efetivo para a limpeza manual. No final da tarde, os funcionários da CLIN começam a fazer a limpeza da faixa de areia, mas com o forte calor, quem estava na praia, migra para os quiosques da orla de Charitas e ali permanecem até por volta das 2h da madrugada. Então, quando o banhista e as pessoas que caminham chegam à praia pela manhã, encontram o lixo deixado pelos frequentadores dos quiosques. Por isso é tão importante conscientizar a população", afirma Dayse.

A ação de conscientização contará com cinco fiscais da CLIN que vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para orientar os banhistas a fazer o descarte correto do lixo.

Inicialmente, os fiscais de limpeza da CLIN vão percorrer as praias para distribuir panfletos educativos, sacos de lixo para a população e também para advertir quem for flagrado jogando lixo em lugar impróprio.

"Primeiro vamos conscientizar as pessoas; depois, poderemos aplicar multas", diz Dayse Monassa.

A multa prevista é de 45,61 UFIR's, que equivalem, a partir de janeiro de 2015, a R$ 123,60, conforme o Capítulo III, Art.14, Inciso I, da Lei 1212/93 (Código de Limpeza de Niterói).

A instalação das placas é mais uma ação educacional que será realizada em conjunto com as tendas, onde serão distribuídos cerca de 5 mil sacos de lixo por dia de grande movimento nas praias durante a operação verão, visando diminuir a quantidade de detritos deixadas nas areais.

Depois de Charitas, a ação se expandirá para a Praia de Itaipu e para as demais da Região Oceânica. O restante das praias voltadas para a Baía de Guanabara, como Icaraí, Boa Viagem e São Francisco ficarão por último. Ao todo, segundo a secretária, serão 42 fiscais e educadores da CLIN atuando para advertir os banhistas que sujarem as praias.

Fonte: Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------------------


LIXO NA PRAIA E NA RUA COMEÇA A RENDER MULTA AOS SUJÕES DE NITERÓI




Alteração da prefeitura no código de limpeza urbana autoriza os fiscais da Companhia de Limpeza a aplicar advertência

por Márcio Menasce

NITERÓI - Nem bem o primeiro raio de sol de verão desponta no horizonte, praias e quiosques são tomados pela animação de banhistas, em busca do calor e da diversão que nenhuma outra estação do ano pode proporcionar. Mas é quando a brincadeira cessa por um instante que aparecem as marcas do desrespeito: o lixo deixado para trás nas praias, que se acumula pelas areias aos montes. Se as consequências desse descaso são graves para o meio ambiente, agora podem ser também para os responsáveis pela sujeira. É que a prefeitura alterou o código de limpeza urbana e autorizou os fiscais concursados da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) a multar os sujões que jogarem lixo nas praias e ruas da cidade.

A medida é semelhante à aplicada na capital, com o programa Lixo Zero, que autua quem descarta lixo nas ruas. Em Niterói, a ideia do prefeito Rodrigo Neves é começar pelas campanhas educativas. Caso estas não sejam suficientes, com a alteração do código, o município já garantiu que poderá apelar para o bolso dos sujões.

— Inicialmente, os fiscais de limpeza da Clin vão percorrer as praias para distribuir panfletos educativos, sacos de lixo para a população e também para advertir que for flagrado jogando lixo em lugar impróprio. Primeiro vamos tentar conscientizar as pessoas; depois, podemos aplicar multas — diz a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

De acordo com a secretária, a partir desta sexta-feira, serão instaladas placas nas praias para pedir aos banhistas que descartem o lixo em local adequado. Sob cada placa, serão postas duas latas de lixo grandes.

A primeira praia a receber as placas informativas e a ação de fiscalização será a de Charitas, na Zona Sul. Segundo Dayse, cinco fiscais da Clin vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para advertir os banhistas porcalhões. A secretária afirma que Charitas foi escolhida para dar início à operação porque a sujeira deixada no local é ainda maior do que nas demais praias da cidade.

— Depois que acaba o sol, os funcionários da Clin começam a fazer a limpeza da faixa de areia, mas com o forte calor, quem estava na praia, migra para os quiosques da orla de Charitas e ali permanece até por volta das 2h da madrugada. Então, quando o banhista chega à praia pela manhã, encontra o lixo deixado pelos frequentadores dos quiosques. Por isso é tão importante educar essas pessoas — afirma Dayse.

Depois de Charitas, o programa se expandirá para a Praia de Itaipu e para as demais da Região Oceânica. O restante das praias voltadas para a Baía de Guanabara, como Icaraí, Boa Viagem e São Francisco ficarão por último. Ao todo, segundo a secretária, serão 42 fiscal da Clin atuando para advertir os banhistas que sujarem as praias.

A sujeira nas praias é alvo constante de reclamações de leitores do GLOBO-Niterói. Mesmo numa das praias mais badaladas da cidade, como Itacoatira, o problema causa revolta de alguns frequentadores. É o caso do leitor Egberto Filho. Por e-mail, ele enviou sua indignação:

— Há cerca de um ano não ia a Itacoatiara. Quando fui, recentemente, tive uma desagradável surpresa ao ver o aspecto de abandono do lugar. As ruas estão sujas e as calçadas quebradas. Os acesos à praia também estão imundos, e a orla com muitos quiosques. Além de tudo isso, ainda tem muito lixo nas areias.

Segundo Dayse Monassa, todas as noites, a Clin recolhe em média 16 toneladas de lixo nas praias da cidade:

— Ainda há um agravante. O tipo de lixo encontrado é leve, são em geral garrafas plásticas e latinhas, mas esse material tem muito volume. Em vez de caber em apenas um caminhão, o que seria normal, precisa-se de cinco para poder comportar todo esse detrito.

Fonte: O Globo Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.