domingo, 18 de janeiro de 2015

Contagem regressiva para a inauguração do Skate Parque Niterói


Hoje, estive com o prefeito Rodrigo Neves vistoriando as obras do Skate Park Carlos Alberto Parizzi. Foto Axel Grael.

Obras bem avançadas. Foto Axel Grael.

Últimos detalhes. Foto Axel Grael.


Igor Fonseca

Após seis meses de obras, o Skate Park Carlos Alberto Parizzi será inaugurado no próximo dia 25 de janeiro, com promessa de agitar toda a cidade

“A construção do Skate Park é um marco na história de Niterói”. É com esse espírito que o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Bruno Souza, caracteriza a iniciativa. Em parceria com a Associação Niteroiense de Skate (ANS), o Skate Park Carlos Alberto Parizzi chega, após seis meses de obra, à sua reta final e aos detalhes para concluir o espaço até sua inauguração, prevista para o dia 25 desse mês, às 10h.

Bruno Souza faz uma avaliação positiva do processo de construção do espaço e expressou a importância da ANS no decorrer das obras.

“Eu avalio o feito da maneira que deve ser feita. Desde o início, a Associação (Associação Niteroiense de Skate) foi comunicada e participou de todo o processo, da elaboração. Indicou a empresa mais especializada do Brasil, com mais qualidade para fazer essa parte técnica da obra, que não é uma coisa simples. Nós temos tantos exemplos de gestão pública de entrega de pistas, seja de skate ou de outras obras mais específicas, que precisam de refinamento técnico e depois elas não são utilizáveis. Isso (construção do Skate Park), para nós, já é uma vitória muito grande. Acredito que tanto para a Associação, quanto para a Secretaria de Esporte. Isso é uma coisa que o prefeito (Rodrigo Neves) frisa bastante. A união técnica da Associação e a nossa parte de gestão, como Secretaria para ajudar nesse intermédio. Então, eu avalio bem positivo”, destaca o secretário.

 
Com uma semana para a inauguração, já está quase tudo pronto no local. Foto: Julio Silva

A gestão de Bruno Souza está tirando do papel um antigo sonho da turma do skate que será, de certo, um grande legado para o futuro esportivo da cidade. Foto: André Redlich


A parceria entre a ANS e a Secretaria de Esporte gerou um resultado positivo. Foto: André Redlich

Em 2014, a Secretaria de Esporte promoveu uma série de projetos como o Roller Popular e o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Ao falar do Skate Park, Bruno o cita como histórico na Cidade Sorriso.

“A construção do Skate Park é um marco na história de Niterói. Está sendo entregue o primeiro equipamento esportivo da cidade de Niterói. Não é só da minha gestão, é um marco na história esportiva de Niterói. E que bom que o skate foi o primeiro contemplado, mas na sequência a gente espera crescer de outras formas e na gestão do Rodrigo (Prefeito de Niterói), depois da reforma do Getulinho e do Mergulhão, é a maior obra que ele vai entregar. Nós, fora da Secretaria somos cidadãos e temos reparado no burburinho que isso (construção do Skate Park) vem causando na cidade. Todo mundo fala disso. Não é uma gestão do Bruno, longe disso”, afirma.

Responsável por dar voz aos skatistas da cidade, a ANS foi e continua sendo peça ativa no projeto. De acordo com Bruno, essa união é essencial para o sucesso.

“Ela é fundamental. Sem o apoio da Associação seria impossível. A Secretaria realizou muitas coisas ultimamente. Nesse ano, nós já entregamos 71 eventos. Nós temos movimentado a cidade de Niterói, mas sem o auxílio específico e técnico de cada área fica difícil e nós temos muita sorte de haver encontrado na Associação, um parceiro. Eles são quase os olhos da Secretaria dentro do Skate Park. Até na mudança de cultura das pessoas, na conservação da pista”, frisou.

Já pelo lado da ANS, o vice-presidente do grupo, Rodrigo Davi, destaca a parceria e revela que o Skate Park atendeu as necessidades dos skatistas.

“Sim, até porque, a empresa que foi indicada, já fez outros skate parks. Eles trouxeram o projeto para nós vermos”, explica.

Com a aguardada inauguração próxima de acontecer, o evento de abertura vai contar com uma série de atrações. Além da própria pista, DJs vão agitar o dia. Monitores também irão oferecer orientações de slackline e na praça ao lado do Skate Park, outros monitores vão promover oficinas de skate. Para implementar a inauguração, grafiteiros da cidade estarão presentes no evento.

Fora a importância de começar bem o projeto, é necessário manter o Skate Park em uso. Para isso, a Secretaria de Esporte e a ANS pretendem criar escolas de skate no espaço. Para o presidente da Associação Niteroiense de Skate, Guilherme Bettamio, a intenção é fazer isso de forma pública.

“Na nossa ideia, nós queremos fazer isso (escolinhas e eventos de incentivo ao esporte), de forma pública, da Prefeitura fazer. Nós sempre damos prioridade à coisa pública, que achamos mais democrático. Se conseguirmos engajar esse projeto com a Prefeitura fazendo, seria o melhor dos mundos. Mas não conseguindo, a gente vai buscar a iniciativa privada para viabilizar a escolinha pós-inauguração. Até para as comunidades carentes, disponibilizar skate, material de segurança para as pessoas que não tem dinheiro. Isso é fundamental para que se desenvolva o esporte e junto da Secretaria, forme grandes campeões” explica.

Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

SKATE PARK DE SÃO FRANCISCO. Está marcado!!! Inauguração no próximo domingo, dia 25, às 10h
Skatepark de São Francisco: Previsão de inauguração para a segunda quinzena de janeiro
Obras do Skate Park de São Francisco estão avançando
Começam as obras do Skate Park em São Francisco
Assinada ordem de inicio para obras do Skate Park, em São Francisco
Prefeitura de Niterói dá primeiro passo para construção de skatepark
Skatistas se unem para que esporte tenha mais incentivo em Niterói
JOVEM DE LUTA - REUNIÃO DOS SKATISTAS COM A PREFEITURA
Prefeito de Niterói encontra skatistas da cidade e reafirma compromissos com o esporte
Prefeito Rodrigo Neves anuncia retomada das obras do morro da Cocada e início da construção da Praça dos Esportes e Cultura, em Jurujuba
Assinada ordem de início de obras de revitalização do Horto do Fonseca




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.