quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Forte calor aumenta número de focos de incêndio no estado


 
Na quarta-feira, guardas-parque ainda trabalhavam no controle do incêndio na Serra das Emerências, em Búzios - Sergio Quissak / Divulgação

Mais de 230 hectares de vegetação de três parques estaduais já foram destruídos, desde o início do ano

por

RIO - Desde que os termômetros começaram a passear na casa dos 40 graus, nuvens escuras de fumaça, provocadas por incêndios, têm deixado cinza o céu azul do verão. O forte calor e o longo período de estiagem têm contribuído para o aumento no número de ocorrências em vegetações. Ao total, mais de 230 hectares de três parques estaduais do Rio já foram destruídos pelo fogo, neste mês de janeiro. A situação é agravada pela ação do homem.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) registrou, até o momento, oito incêndios florestais. O Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, é a área mais atingida, com 220 hectares destruídos. O principal foco é na Serra das Emerências, em Búzios. Segundo o órgão, os meses de maiores incidências de incêndio são junho e julho, devido aos balões, mas a extrema estiagem tem contribuído para o problema agora no início do ano. Para evitar a propagação, o Inea informou que tem “emitido sistematicamente notificações de prevenção de incêndios nas áreas e propriedades do entorno dos parques”.

Na última sexta-feira, parte da vegetação da orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, foi tomada pelo fogo. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira Junior, também foram registrados, nos últimos dias, incêndios no Morro do Telégrafo, entre os bairros da Gamboa e do Jacaré; no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, no distrito de Tamoios; e em alguns pontos de mata da Estrada do Guriri. O órgão tem tomado algumas medidas para controlar a situação:

— Trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros. No caso da orla, estamos utilizando água de reúso, que é o esgoto tratado, para regar a vegetação. No restante, fazemos uma intensa fiscalização nas ruas, porque muitos incêndios são causados pelo descartes de guimbas de cigarros e material reflexivo que provocam a combustão induzida — disse o secretário.

No Rio, uma vegetação próximo à Avenida das Américas, no trecho da Embrapa, pegou fogo, na manhã de quarta-feira, e prejudicou a visibilidade dos motoristas. Os quartéis de Guaratiba e de Santa Cruz foram acionados e controlaram as chamas. O mesmo problema foi registrado, na noite de segunda-feira, em um ponto ecológico de grande visitação: a Pedra Bonita, localizada no Parque Nacional da Tijuca, de onde é possível descortinar belas paisagens das zonas Sul e Oeste. Bombeiros do quartel do Alto da Boa Vista precisaram subir a pé e com equipamentos simples para alcançar o ponto atingido.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio informou que “nas Unidades de Conservação, que são de responsabilidade municipal, as equipes da Patrulha Ambiental, gestores e o Grupamento de Defesa Ambiental, estão em alerta máximo para apagar pequenos focos, na tentativa de evitar que se propague”.

Fonte: O Globo

 -----------------------------------------------------------
"... causa-nos revolta deparar-se com as perdas ambientais que estamos tendo nesses incêndios que se sucedem, causados pela estiagem e pelo forte calor, e verificar que alguns criminosos ainda insistem na prática ilegal e irresponsável de soltar balões. Malditos sejam!" Axel Grael


 -----------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO: RISCO DE INCÊNDIO. EVITE QUALQUER ATIVIDADE QUE POSSA CAUSAR FOGO!!!!
 
 
 
 --------------------------------------------------------
 
LEIA TAMBÉM:
 

AÇÃO PREVENTIVA DA PREFEITURA: PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS

 
SITUAÇÃO CLIMÁTICA E RISCO DE INCÊNDIO


Saiba mais sobre os incêndios dos últimos dias em:
 
 
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
  
DEFESA CIVIL DE NITERÓI

COMBATE À AÇÃO CRIMINOSA DE SOLTAR BALÕES

OUTRAS AÇÕES EDUCATIVAS DA PREFEITURA DE NITERÓI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.