terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Anticiclone anômalo na troposfera média inibirá a formação de chuva sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil (dados atualizados)


A situação meteorológica atual mostra a presença de um sistema de alta pressão na troposfera média (4000 - 6000 metros) cujo centro encontra-se localizado no oceano Atlântico, aproximadamente em 23°S, 32°W. A circulação associada a este sistema de alta pressão atua sobre grande parte do Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil, inibindo o mecanismo de levantamento e em consequência dificultando a formação de chuvas significativas sobre ambas as Regiões. Desta maneira, a intensidade de radiação solar sobre a superfície aumenta gerando um forte aquecimento da temperatura do ar. Assim as temperaturas máximas ficarão extremas atingindo valores superiores aos 35°C. Com temperaturas máximas mais elevadas, a umidade relativa do ar no período da tarde fica muito baixa, alcançando valores em torno de 30%. Com esta situação meteorológica imperante, a intensidade da radiação Ultravioleta (UV) fica muito alta. O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. Com tempo seco e quente o índice pode atingir valores extremos, superiores a 11. A previsão para os próximas dias, indica a persistência do sistema de alta pressão na troposfera média. Desta maneira, grande parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste deverá ficar com chuvas abaixo da média. A tendência é que esta situação meteorológica persista pelo menos até o dia 20 deste mês. Desta maneira, estas Regiões sofrerão com temperaturas máximas extremas e umidade relativa do ar baixa. As pancadas de chuva de final de tarde ou início da noite serão localizadas e de curta duração, porém severas (raios, rajadas de vento e granizo).
 
As Figuras abaixo mostram a previsão do campo de altura geopotencial em 500 hPa e suas respectivas anomalias, pelo menos até o final da semana que vem. É notável observar anomalias positivas (tons amarelo/laranja) sobre grande parte do Centro-Sul do Brasil.
 



 
 

Fonte: CPTEC/INPE


----------------------------------------------
 
"... causa-nos revolta deparar-se com as perdas ambientais que estamos tendo nesses incêndios que se sucedem, causados pela estiagem e pelo forte calor, e verificar que alguns criminosos ainda insistem na prática ilegal e irresponsável de soltar balões. Malditos sejam!" Axel Grael
 -----------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: RISCO DE INCÊNDIO. EVITE QUALQUER ATIVIDADE QUE POSSA CAUSAR FOGO!!!!
 
 
 --------------------------------------------------------
 
LEIA TAMBÉM:

Anticiclone anômalo na troposfera média inibirá a formação de chuva sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Queimadas: mitos e verdades


SITUAÇÃO CLIMÁTICA E RISCO DE INCÊNDIO


Saiba mais sobre os incêndios dos últimos dias em:
 
 
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.