quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CRISE DA ÁGUA - Estresse hídrico faz plantas florescerem fora de época


Estrada Fróes, São Francisco, Niterói.


Texto: Raquel Morais
Foto: Paulo Bittencourt

A crise que o Brasil e a Região Sudeste estão enfrentando com a falta de água está refletindo até mesmo na sobrevivência das plantas. Em uma questão de preservação muitas árvores estão florescendo fora de época na tentativa de garantir a espécie. A informação foi divulgada pelo especialista em Botânica e Meio Ambiente, há mais de 20 anos, Jorge Carvalho.

A adaptação ao ciclo transforma a paisagem primaveril em meio à estação mais quente do ano em Niterói. Diversas ruas de vários bairros da cidade estão literalmente floridas, uma paisagem diferente para esta época.

Entre as mais floridas se destacam Alamanda (Allamanda cathartica), Bougainville (Bougainvillea glabra), Flamboyant (Delonix regia) e Resedá branca e rosa (Lagerstroemia) que colorem ruas como Andrade Neves, em São Domingos, Presidente Pedreira, no Ingá e a Estrada Fróes, em São Francisco, por exemplo.

“Amo as flores e acho que esse calor deve estar prejudicando muito as espécies. Se nós não aguentamos o clima e podemos beber água e tomar banho, imagina as plantas como ficam”, indagou a aposentada Giulia Amarante, 63 anos.

Para o especialista, as plantas estão no ápice do estresse hídrico em 2015.

“Estamos atravessando uma das piores estiagens no Brasil e isso é um fator de alto risco para a sobrevivência de alguns indivíduos arbóreos. Por necessidade de preservação da espécie a árvore que ‘se sente’ em risco de morte, pode adiantar o florescimento numa tentativa de produzir sementes que sobreviverão até que as condições hídricas sejam mais favoráveis. Um exemplo que caracteriza bem isto é o florescimento das quaresmeiras, que em condições normais começam a florir em abril ou maio, mas que por causa da seca severa já estão florescendo agora em janeiro”, explicou.

Jorge também explicou que Niterói fica localizado sob o clima tropical atlântico e faz calor a maior parte do ano.

“Isso dá margem às plantas desenvolverem estratégias reprodutivas diferentes, para aproveitar melhor as condições climáticas e também para florescerem em época que os principais polinizadores estão em maior atividade”, comentou.

Esse florescimento também está relacionado às sementes. “Tem árvores que precisam que os animais comam seus frutos e dispersem as sementes pela natureza então melhor que os frutos amadureçam na mesma época do ano em que os dispersores de sementes estejam também precisando mais daquele alimento”, finalizou.

Fonte: A Tribuna


--------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

AÇÕES DE NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS
 
SITUAÇÃO CLIMÁTICA E RISCO DE INCÊNDIO
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.