quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CLIN RETIRA 18 TONELADAS DE LIXO DA PRAIA DO SOSSEGO, NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI



Apesar dos lembretes e lixeiras nas ruas de Camboinhas, os banhistas seguem deixando detritos na praia. Foto: Douglas Macedo

Lixo tira o ‘sossego’ na Região Oceânica

Pedro Conforte

Apesar do difícil acesso, Clin retira cerca de 18 toneladas por semana, tanto das areias quanto da vegetação que cerca a Praia do Sossego, que é alvo de constantes reclamações

Alvo de constantes reclamações, o estado – com lixos e pichações - da Praia do Sossego, localizada na Região Oceânica de Niterói, tem causado a indignação dos banhistas. Segundo a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), são retiradas cerca de 18 toneladas por semana (aproximadamente 150 sacos), tanto das areias quanto da vegetação que cerca a praia.

A Clin em nota, explica que garis vão duas vezes por semana na Praia do Sossego para realizar a retirada de lixo e entulho que se acumula, sendo que a limpeza precisa ser realizada manualmente, já que como é um local de proteção ambiental e de difícil acesso, não se pode usar maquinário específico. Além disso, a empresa de limpeza informa que são distribuídos sacolas para os frenquentadores para que o lixo não seja jogado em lugares indevidos, já que no acesso à praia existem latões de lixo.

“Vim na sexta-feira e não havia muito lixo, mas vim no domingo e na segunda-feira e a sujeira já estava acumulada. Eu e minha família costumamos juntar tudo e levar em sacolas até as lixeiras. Essa quantidade toda de lixo é muito grande para eles [garis] subirem até as latas de lixo, sendo que antes eles ainda precisam recolher. Precisa haver uma conscientização do povo”, afirma Aparecida Azevedo, pensionista de 52 anos.

O que mais é encontrado abandonado pelos banhistas são: embalagens de produtos alimentícios, sacolas, garrafas e latas de cerveja. Porém, pode-se encontrar até cadeiras de praia e embalagens de ovos. “O acesso até aqui [Praia do Sossego] é difícil, por isso as pessoas devem levar o lixo que produzem, e não deixar aqui”, argumentou Fabiano Pinto Teixeira, de 35 anos.

Por conta disso, na última semana foi iniciada pela Clin, uma campanha sobre conscientização sobre lixo nas praias, com instalação de placas informativas com o intuito de alertar a população sobre o descarte correto do lixo produzido nas praias. “A ação começou pela Praia de Charitas por conta da grande quantidade de lixo que é recolhida das areias diariamente. Com o calor intenso, típico da estação, a população passou a frequentar a praia também durante a noite, o que acarretou um aumento significativo na quantidade de lixo recolhido”, explica a nota da Clin.

A ação de conscientização contará com cinco fiscais da Clin que vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para orientar os banhistas a fazer o descarte correto do lixo.

Inicialmente, os fiscais de limpeza vão percorrer as praias para distribuir panfletos educativos, sacos de lixo para a população e também para advertir quem for flagrado jogando lixo em lugar impróprio. “Primeiro vamos conscientizar as pessoas, depois, poderemos aplicar multas”, diz Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.

A multa prevista é de 45,61 UFIR’s, que equivalem, a partir de janeiro deste ano, a R$ 123,60, conforme Código de Limpeza de Niterói.

Guarda Municipal – Além da ação dos funcionários da Clin, guardas municipais iniciaram na última semana, ações para coibir e autuar irregularidades na orla da cidade. Ontem pela manhã, agentes estiveram no acesso à Praia do Sossego para que banhistas não depredem a área de restinga que cerca a praia. Além disso, coibiram o estacionamento irregular e o acesso de veículos em áreas protegidas.

Fonte: O Fluminense


 ---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias
Prefeitura de Niterói inicia campanha educativa para conscientizar sobre lixo em praias
Prefeitura de Niterói inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.