terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ministério da Saúde vai ampliar parcerias com a Prefeitura




20/01/2015 - Em audiência em Brasília na tarde desta terça-feira (20/1), o ministro da Saúde, Arthur Chioro e o prefeito da cidade conversaram sobre parcerias entre o município e o ministério para investimentos no custeio – subvenção do ministério para o funcionamento de unidades de saúde da cidade, como o Hospital Orêncio de Freitas, a Policlínica do Largo da Batalha e da Unidade Mário Monteiro, após a conclusão das obras de reforma e ampliação.

O ministro afirmou que apoiará Niterói na manutenção dos serviços de saúde prestados por essas unidades. Ele também reconheceu os esforços da atual gestão da Prefeitura de Niterói na reconstrução e requalificação da rede de saúde. O prefeito destacou que a conversa foi muito positiva.

“Reabrimos o Getulinho, implantamos a nova Policlínica do Largo da Batalha, requalificamos unidades, como o Mário Monteiro, estamos reformando e ampliando varias unidades de saúde e expandimos o Médico de Família com recursos próprios. Agora é fundamental o aporte de recursos do Ministério para essas unidades e para qualificar e expandir serviços”, afirmou o prefeito, que participou da audiência acompanhado da secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira e do deputado federal eleito Chico D’Angelo.

A secretária Solange de Oliveira ressaltou que o processo de resgate do acesso e da qualidade da saúde em Niterói criou uma demanda crescente, que sobrecarrega as unidades de urgências e hospitais.

“Nossa rede atende, inclusive, cidadãos de outros municípios da Região Metropolitana. Torna-se imprescindível a parceria com o Ministério da Saúde para o custeio dessas unidades. Ficamos muitos otimistas com a disponibilidade do ministro em ouvir e buscar soluções para essas questões”, disse.

Para o deputado federal eleito e ex-secretário de Saúde de Niterói, Chico D’Angelo, a audiência teve um papel importante.

“Apresentamos um balanço do que já foi feito no município nos últimos dois anos, a herança caótica e o que estamos com perspectiva de realizar nos próximos dois anos. O Ministério da Saúde, para nossa satisfação, tem conhecimento da realidade que enfrentamos, dos gargalos na saúde e as melhorias que estamos implementando. Por isso, tenho certeza que o ministério irá apoiar a Prefeitura de Niterói para a cidade voltar a ser referência na saúde pública no Estado e no país”, afirmou.

O ministro Arthur Chioro disse que a Prefeitura de Niterói tem priorizado não só a implantação do SUS, mas a oferta do sistema público de saúde de qualidade para sua população.

“O prefeito veio me apresentar o conjunto de iniciativas que ele vem adotando, de maneira bastante ousada, mas muito responsável e coerente com as políticas do Ministério da Saúde. Nós vamos estabelecer o máximo de prioridade no sentido de trabalhar junto com a Prefeitura de Niterói, uma cidade que sempre foi um exemplo e na administração do prefeito tem sido mais ainda, se transformando numa referência não somente para o Estado do Rio, mas para o país em termos de gestão do SUS. Nós temos que apoiar administrações que têm compromisso com a saúde desta forma”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-----------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:


NOVOS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA NITERÓI


ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, CAMPANHAS E OUTRAS AÇÕES





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.