sábado, 31 de janeiro de 2015

DADOS PLUVIOMÉTRICOS E BALANÇO DE OCORRÊNCIAS DAS CHUVAS DE 31-01-2015


Pluviômetro da Defesa Civil de Niterói instalado em Piratininga.

Os dados acima foram registrados na madrugada de 31/01/2015, na Rede de Pluviômetros da DEFESA CIVIL DE NITERÓI/CEMADEN/DGDEC.

No início da atual gestão, Niterói não contava com qualquer recurso tecnológico para prevenir e gerir as situações de emergência climática na cidade (chuvas e queimadas). Já no início de 2013, foi instalada a primeira estação meteorológica. A partir de outubro de 2013, começou a ser instalada a rede de pluviômetros da cidade e em seguida vieram as sirenes nas comunidades de maior risco geotécnico.

Hoje, contamos com outra realidade. Com base nos dados gerados pelas estações pluviométricas da cidade, foi possível ter um cenário das chuvas da última madrugada.

Os maiores índices foram registrados nas estações de Itaipu, Badu, Maria Paula e Piratininga.
A chuva teve sua maior intensidade entre 4 e 5 da manhã.


---------------------------------


Balanço de ocorrências de chuvas na madrugada deste sábado

SECONSER

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser) informa que, após forte chuva, com duração de uma hora, que atingiu os bairros de Santa Rosa e Icaraí na madrugada deste sábado (31/01), os pontos de alagamento foram solucionados com ajuda do caminhão vac all, entre os pontos estão a Rua Mário Viana, Avenida Roberto Silveira com Rua Lopes Trovão, Rua Lemos Cunha com Avenida Almirante Ary Parreiras e o Campo de São Bento.

Equipes estão trabalhando na limpeza do local desde às 4h30. Na Região Oceânica, houve registro de alagamento na rua Florestam Fernandes, em Camboinhas, porém equipes já atuam no local. A manutenção do Túnel Ângela Fernandes (mergulhão), marcada para este sábado, às 23h, será realizada. De acordo com a Seconser, toda a limpeza é feita com água de reuso.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil informa que a pequena parte de uma encosta deslizou no Badu, na região de Pendotiba, e afetou parcialmente uma residência que não precisou ser interditada. Em Maria Paula, houve um deslizamento que afetou o muro e a estrutura de uma casa. O local foi interditado. Em ambas as ocorrências, não houve vítimas.

A Prefeitura dispõe de um sistema de monitoramento das chuvas, com dez pluviômetros espalhados pela cidade, além de outros 26 automáticos e semiautomáticos instalados em parceria com o governo federal. Por informações transmitidas com a ajuda desses equipamentos, a Defesa Civil informa que, no acumulado de chuva entre meia-noite e 6h, os locais de maior incidência de chuvas foram Piratininga (50 milímetros) e Maria Paula (47 milímetros). Segundo o órgão, o período de maior intensidade ocorreu entre 4h e 5h.

A cidade conta também com uma estação meteorológica, instalada no Parque das Águas, no Centro, e divulga diariamente boletins meteorológicos. Para este domingo (1/2), a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuvas.


Fonte: Prefeitura de Niterói



-------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Acesse as postagens do Blog do Axel Grael sobre a Defesa Civil de Niterói

Saiba mais sobre a Defesa Civil de Niterói:

Saiba mais sobre o sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói

DEFESA CIVIL DE NITERÓI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.