quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Ilha da Conceição ganha sistema de coleta de esgoto sanitário




A Prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói inauguraram na tarde desta quarta-feira (21.1) o sistema de coleta de esgoto da Ilha da Conceição, Zona Norte da cidade. O bairro recebeu 8.914 metros de rede coletora e sete estações elevatórias, que vão atender os mais de 5,7 mil habitantes e 7 mil trabalhadores da indústria naval.

Com o sistema implantado, todo o esgoto coletado será tratado na Estação de Tratamento de Toque-Toque, no Centro da cidade. Antes da rede coletora, o esgoto produzido na Ilha era lançado diretamente na rede de águas pluviais, e automaticamente desaguava na Baía de Guanabara, sem tratamento adequado, sendo um dos fatores que contribuem com a poluição da baía.

O prefeito destacou a importância da parceria da atual a gestão com a Águas de Niterói, tanto na questão da melhoria do abastecimento de água, quanto na coleta e tratamento de esgoto.

“Em 2013 tivemos uma luta muito grande para aumentar a vazão de água em Niterói, o que melhorou o abastecimento para Pendotiba, Charitas, São Francisco, Morro do Preventório e outras comunidades da cidade, além dos bairros que não tinham problemas no abastecimento. E hoje estamos aqui inaugurando mais uma trabalho em parceria com a Águas de Niterói, que é o sistema de coleta e tratamento de esgoto da Ilha. Foram R$ 5 milhões de investimentos no bairro, o que é importante para os pescadores porque vamos ter uma baía nesse entorno um pouco melhor. Vamos chegar a 100% de tratamento de esgoto daqui a dois anos, seremos a primeira cidade do Brasil com mais de 500 mil moradores a universalizar o tratamento de esgoto. Esse investimento na Ilha faz parte desse planejamento Isso é saúde, porque saneamento é prevenção de doenças, e é também sustentabilidade porque preserva e recupera nossos rios e a Baía de Guanabara”, afirmou.

Moradores precisam ligar residências à rede coletora

Após a inauguração da rede, o próximo passo será conscientizar os moradores a fazerem a ligação de suas residências ao sistema. “Todos os moradores receberam um informativo explicando os procedimentos de como interligar suas instalações de esgoto ao ramal disponibilizado na testada do imóvel. Somente com a participação de todos poderemos eliminar os lançamentos de esgoto no sistema de águas pluviais e, consequentemente, na Baía de Guanabara. As nossas centrais de atendimento estão à disposição para esclarecer todas as dúvidas. A adesão dos moradores contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade de vida do bairro”, explicou o diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

Também estiveram presentes à inauguração o vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, o secretário de Obras, Domício Mascarenhas, e outras autoridades municipais.

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.