terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Festa de Réveillon reúne cerca de 600 mil pessoas na Praia de Icaraí





Niterói realizou na noite desta quarta-feira (31/12) e madrugada de quinta (1/1) o maior e o melhor Réveillon de sua história. Cerca de 600 mil pessoas acompanharam a festa de virada de ano na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade, de acordo com a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). O evento ocorreu em clima de paz e tranquilidade. Não foram registradas ocorrências graves.

A queima de fogos durou 25 minutos e emocionou o público com um show de efeitos e beleza. As surpresas anunciadas em 3D foram a formação de corações em vermelho, folhas de palmeiras, com chuvas prateadas e douradas. O espetáculo coloriu os céus da cidade. Foram acionadas 5 mil bombas, das cinco balsas posicionadas no mar.

O prefeito parabenizou toda a equipe pela organização e planejamento do réveillon. Ele acompanhou o trabalho de cada secretaria envolvida com o evento durante todo dia até o acionamento dos fogos. O chefe do Executivo municipal destacou que a orientação da prefeitura de transferir o Bloco das Piranhas para a Avenida Ernâni do Amaral Peixoto, no Centro, contribuiu para tornar a festa em Icaraí ainda melhor.

"Estou muito feliz pela dedicação de toda nossa equipe que trabalhou muito, para planejar e organizar o maior e melhor réveillon de Niterói. Todas secretarias atuaram de maneira integrada, com apoio importante do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar. Levar o Bloco das Piranhas para Amaral Peixoto também foi um acerto, propiciou as famílias um réveillon organizado, de união e paz. Niterói a cada dia mais com bom astral, para os niteroienses e nossos visitantes", opinou.

Em razão da festa de Réveillon, a rede hoteleira da cidade, com quase 100% de ocupação.

O presidente da Niterói Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Freitas, destacou a grandeza do evento.

"Realizamos uma festa grandiosa, tinha gente desde a pedra da Itapuca até a Estrada Fróes, as pessoas ocuparam não só as areias da praia, mas também todo o calçadão e o asfalto”, observou.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, afirmou que a tranquilidade foi uma das marcas da festa de Réveillon em Icaraí como também do Bloco das Piranhas, que ocorreu mais cedo.

"Foi um Réveillon de tranquilidade e celebração das famílias niteroienses e de outras cidades que vieram comemorar em nossa cidade. O evento teve uma singularidade própria, envolveu várias secretarias, teve o apoio da Polícia Militar. Começamos a liberar as ruas entre 3h e 4h, as pessoas respeitando. O Bloco das Piranhas também ocorreu de forma ordeira, com mais de 20 mil pessoas. Foi um orgulho para a cidade", disse.

O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso, afirmou que o planejamento evitou transtornos.

"Não tivemos engarrafamentos tanto na chegada como na saída para Icaraí. Com o fechamento da Praia de Icaraí às 18h, abrimos no mesmo horário duas reversíveis na Avenida Roberto Silveira no sentido Icaraí. À meia-noite, apenas uma faixa reversível e à meia-noite e meia, fechamos a reversível, para facilitar o escoamento do trânsito para quem deixava Icaraí", explicou.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, também destacou a organização do evento e a tranquilidade.

"A festa ocorreu com tranquilidade. O trânsito teve uma organização muito boa. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. A Guarda Municipal e o 12º Batalhão da PM fizeram um grande trabalho. O trânsito fluiu em sua entrada e saída da cidade, isso inclusive aconteceu devido a mudança do local do desfile do Bloco das Piranhas para a Av Amaral Peixoto que propiciou uma dispersão melhor pela Rua Visconde do Rio Branco. Essa alteração facilitou muito a vida dos moradores de Icaraí que puderam transitar melhor pela cidade mesmo depois das interdições. Nós rodamos pela cidade e verificamos Lei Seca na Marquês de Paraná e também observamos que o trânsito fluiu mais facilmente”, explicou.
 
 


 
Show do Paralamas - Após a queima de fogos, o grupo Os Paralamas do Sucesso subiu ao palco e empolgou público com seus principais sucessos como "Óculos" e "Caleidoscópio". O baterista João Barone, durante os agradecimentos, jogou à multidão suas baquetas. O show foi encerrado por volta das 2h com uma homenagem ao Legião Urbana com a canção "Que País é Esse?".

Antes dos Paralamas e da queima de fogos, se apresentaram na Praia de Icaraí Renato Rocketh e Sex Tequila, com MPB e bossa nova, com a participação da cantora francesa Valerie. Em seguida a Bloody Mary & The Monster, que veio vestida em figurino dos anos 50 e com um repertório “vintage” passeando por músicas das décadas de 20 até 50. Depois foi a vez da banda Bicho Solto mostrar seu samba rock.

Limpeza - Por volta das 6h, a CLIN iniciou a operação especial de limpeza das vias públicas e praias. A ação foi toda concluída às 10h. No total foram recolhidas cerca de 100 toneladas de resíduos em toda a cidade.

Foram 700 garis realizando o serviço de limpeza de areias e calçadões. Somente na Praia de Icaraí, onde o fluxo foi maior na virada do ano, foram 400 funcionários.

Para auxiliar o trabalho manual, a CLIN disponibilizou equipamentos específicos, tais como: caminhões basculantes, caminhões compactadores, caminhões carroceria de madeira, caminhões satélite, caçambas roll-on, retroescavadeiras, pás mecânicas, tratores de areia (tatuí), varredeiras e pipas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram realizados 106 atendimentos no Réveillon da Praia de Icaraí. Dentre eles o maior número foi de ingestão de bebida alcoólica, totalizando 40 atendimentos, seguido de ferimento de cortes com 10 atendimentos e oito curativos.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuou na apreensão de mercadorias irregulares. As principais apreensões foram de bebidas alcoólicas, refrigerantes e churrasco.

A NitTrans informou que removeu 52 veículos na região de Icaraí por estacionamento proibido, sendo 12 somente na Rua Coronel Moreira César, e aplicou 256 autos de infração por irregularidades.

Bloco das Piranhas- Outro evento de destaque no réveillon da cidade foi o desfile do Bloco das Piranhas que este ano ocorreu pela primeira vez na Avenida Ernâni do Amaral Peixoto, no Centro.

O desfile foi marcado pela irreverência dos foliões, com vários tipos de fantasias, inclusive de personagens de Walt Disney. Os participantes tiveram a disposição banheiros químicos e posto de atendimento médico (19 ao todo).

O desfile foi animado pela madrinha Fabianna Brazil e terminou às 21h.
Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.