terça-feira, 6 de janeiro de 2015

VÍDEO: Tornado na Baía de Guanabara é visto na orla de Paquetá




RIO - Moradores da Ilha de Paquetá presenciaram na tarde desta segunda-feira um tornado na Baía de Guanabara, minutos antes do temporal que caiu na cidade. Um vídeo feito por moradores, e publicado no Youtube, mostra o momento que a tromba d'água, como o fenômeno também é conhecido, passa perto de uma das praias da ilha. 

Segundo a meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, a tromba d'água, ou tornado, recebe esse nome por se formar sobre as superfícies de mares e rios. Ainda segundo a meteorologista, o fenômeno é imprevisível, apesar de não ser tão raro quanto parece.

Assista ao vídeo com o registro do tornado aqui.

- Um tornado é causado pela formação de nuvens que surgem quando há alta temperatura, muita umidade e grande instabilidade climática.

Mas os temporais no Rio estão com os dias contados. Nesta quarta-feira o sol volta a brilhar e até domingo não há previsão de uma nova frente fria na cidade. E, segundo o Climatempo, os termômetros facilmente voltarão a marcar 40 graus.

TEMPO VOLTA A FICAR QUENTE NA QUARTA

A chuva desta segunda-feira foi provocada por uma frente fria que passou próximo ao litoral do Rio. Nesta terça-feira, ainda segundo o Climatempo, poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva, mas a tendência é que o sol predomina e que o tempo fique firme a partir desta quarta-feira. O fim de semana será de sol e o calor voltará a predominar. Os ventos também vão mudar de direção e passar a soprar de norte trazendo um ar de origem mais quente.

De acordo com o Alerta Rio, os ventos estarão soprando com intensidade moderada, ocasionalmente forte ao longo desta terça-feira. As temperaturas se manterão estáveis, com mínima de 20 graus e máxima de 34 graus.

Fonte: O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.