quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

FOGO ATINGE MORROS DE NITERÓI E SÃO GONÇALO


Fogo no Morro da Boa Vista, Niterói. Foto tirada da Baía de Guanabara e enviada por Torben Grael


Guilherme Peixe

Dois incêndios de grandes proporções atingiram o Morro da Boa Vista, no bairro de São Lourenço, em Niterói, e o terreno onde funcionava o antigo quartel do 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo, na noite e na tarde da última terça-feira (13). Apesar da dimensão dos incêndios, nenhuma residência foi atingida, somente a vegetação sofreu as consequências. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesse mês de janeiro de 2015, já foram registradas 27 queimadas no estado. No mesmo mês, em 2014, foram 35.

 No Morro da Boa Vista, de acordo com os bombeiros, o local é inacessível e por isso não conseguiram chegar até as chamas. Além disso, a comunidade é considerada uma área de risco pelos profissionais. No entanto, na manhã de ontem (14), as chamas pareciam estar controladas.
Já em São Gonçalo, o fogo na vegetação também deixou assustados moradores da Venda da Cruz. Os bombeiros foram acionados para o terreno onde funcionava o antigo quartel do 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), na Rua Doutor Porciúncula. Os militares chegaram rapidamente e não tiveram dificuldades para controlar as chamas.

Segundo o Inpe, durante todo o ano passado, ocorreram 1.428 queimadas no Rio de Janeiro, número esse que constituiu recorde de dez anos, superando o ano de 2013, quando ocorreram 405 queimadas, em 252%. Ainda de acordo com o Inpe, os dados nacionais também assustam. Ao longo do ano de 2014, foram registradas em todo o Brasil 183.528 queimadas, que é 58% superior ao ano anterior. Neste ano, somente em janeiro, já foram contabilizadas 2.634 casos.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 2014 foram investidos R$ 55.672.627,53 em viaturas e materiais operacionais na corporação. A renovação é feita continuamente e distribuída conforme as necessidades específicas de cada unidade.

No dia 1º de janeiro a Defesa Civil de Niterói fez um comunicado alertando a população. O órgão mantém o estado de alerta para as queimadas e pede à população que tome algumas medidas para conter a vulnerabilidade à ocorrência de incêndios nas encostas, colocando a moradia também em risco.

Fonte: A Tribuna



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.