quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Prefeitura inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias




Cerca de 52 toneladas de lixo foram retirados, esse final de semana, das Praias da Baía de Guanabara e Região Oceânica. Essa realidade precisa mudar! A operação Lixo Zero também contou com agentes que distribuíram sacos plásticos e informativos sobre como proceder para mantermos nossa praia limpa. Faça a sua parte

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) iniciou nesta sexta-feira (16.01) a instalação de placas informativas com o intuito de alertar a população sobre o descarte correto do lixo produzido nas praias.

A operação terá início na Praia de Charitas por conta da grande quantidade de lixo que é recolhida das areias diariamente. Com o calor intenso, típico da estação, a população passou a frequentar a praia também durante a noite, o que acarretou um aumento significativo na quantidade de lixo recolhido.




Segundo Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos, todas as noites, a CLIN recolhe em média 16 toneladas de lixo nas praias da cidade.

"Ainda há um agravante. O tipo de lixo encontrado é leve, são em geral, garrafas plásticas e latinhas, mas esse material tem muito volume e fica espalhado pela praia e calçadão, necessitando de um aumento de efetivo para a limpeza manual. No final da tarde, os funcionários da CLIN começam a fazer a limpeza da faixa de areia, mas com o forte calor, quem estava na praia, migra para os quiosques da orla de Charitas e ali permanecem até por volta das 2h da madrugada. Então, quando o banhista e as pessoas que caminham chegam à praia pela manhã, encontram o lixo deixado pelos frequentadores dos quiosques. Por isso é tão importante conscientizar a população", afirma Dayse.

A ação de conscientização contará com cinco fiscais da CLIN que vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para orientar os banhistas a fazer o descarte correto do lixo.

Inicialmente, os fiscais de limpeza da CLIN vão percorrer as praias para distribuir panfletos educativos, sacos de lixo para a população e também para advertir quem for flagrado jogando lixo em lugar impróprio.

"Primeiro vamos conscientizar as pessoas; depois, poderemos aplicar multas", diz Dayse Monassa.

A multa prevista é de 45,61 UFIR's, que equivalem, a partir de janeiro de 2015, a R$ 123,60, conforme o Capítulo III, Art.14, Inciso I, da Lei 1212/93 (Código de Limpeza de Niterói).

A instalação das placas é mais uma ação educacional que será realizada em conjunto com as tendas, onde serão distribuídos cerca de 5 mil sacos de lixo por dia de grande movimento nas praias durante a operação verão, visando diminuir a quantidade de detritos deixadas nas areias.

Depois de Charitas, a ação se expandirá para a Praia de Itaipu e para as demais da Região Oceânica. O restante das praias voltadas para a Baía de Guanabara, como Icaraí, Boa Viagem e São Francisco ficarão por último. Ao todo, segundo a secretária, serão 42 fiscais e educadores da CLIN atuando para advertir os banhistas que sujarem as praias.

Fonte: Prefeitura de Niterói


 -------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

CLIN RETIRA 18 TONELADAS DE LIXO DA PRAIA DO SOSSEGO, NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI
Prefeitura de Niterói inicia campanha educativa para conscientizar sobre lixo em praias
Prefeitura de Niterói inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.