terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Prefeitura inaugura obras de reforma e ampliação do Médico de Família do Preventório


 
 
A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta segunda-feira (19.1) as obras de reforma e ampliação do posto do Médico de Família Abel Santamaria, no Preventório, em Charitas. Duas equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros atenderão cerca de 5 mil pessoas cadastradas da comunidade.
 
O módulo foi adaptado para acessibilidade e conta com dois consultórios clínicos, um ginecológico com banheiro, ganhou um consultório odontológico com equipe de saúde bucal, sala de enfermagem, farmácia, vacina, curativo, sala de agentes comunitários de saúde, copa e sala de acolhimento para os pacientes, que anteriormente aguardavam na varanda externa.
 
O prefeito da cidade destacou a importância dos investimentos que a atual gestão vem realizando no município.
 
“Estamos realizando obras em todas as unidades da prefeitura, são 25 unidades de saúde que estão recebendo, simultaneamente, investimento de melhoria e recuperação. Trabalhamos com a ideia de uma cidade melhor para todos, é importante recuperar infraestrutura, pavimentação, asfalto, mas também é muito importante olhar pela agenda social da cidade, e por isso investimos na educação e recuperação da rede de saúde. Essa obra é mais um passo nesse processo de recuperação. Estamos passo a passo caminhando na reestruturação da rede e hoje a comunidade do Preventório, a maior de Niterói, está tendo um olhar da prefeitura mais atencioso e agora, além da qualidade de atendimento e infraestrutura, a comunidade ganha uma equipe do dentista da família, promovendo a saúde bucal”, afirmou o prefeito.




Segundo a secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, a obra tem um grande valor, lembrando que a unidade foi o primeiro módulo do Programa Médico de Família (PMF) instituído no município e a primeira unidade do Brasil.
 
“O Preventório hoje, depois de 23 anos, recebe a reforma da sua unidade com ampliação de serviços, estrutura digna e acolhedora, compatível com o tipo de trabalho e metodologia de cuidados prestados na sua integralidade. Essa foi a primeira unidade do Programa Médico de Família do Brasil, que preconizou o programa de estratégia da família que depois ganhou âmbito nacional na atenção básica, por isso essa obra é muito importante e especial”, disse Solange.
 
O vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gustavo Rodrigues, lembrou de como a atual gestão encontrou a rede de saúde.
 
“Essa obra é de grande simbolismo por esse ser o primeiro médico de família da história e por ser a 13º obra da atenção básica entregue pela gestão. Quando o programa Mais Saúde foi construído, a rede de atenção básica estava absolutamente sucateada, nenhuma unidade tinha condições plenas de funcionamento, e hoje já realizamos todos esses investimentos”, afirmou o vice-presidente.
 
Também participaram da solenidade de inauguração os secretários de Obras, Domício Mascarenhas; de Educação, Flávia Monteiro de Barros e de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; o deputado federal Chico D'Angelo, o presidente da Emusa, Guilherme Ribeiro, entre outras autoridades municipais.
 
Obras.
 
Através do programa Mais Saúde, que tem como objetivo a expansão da rede básica de saúde no município, a atual gestão já reformou e ampliou oito unidades básicas de saúde: Unidade de Saúde Morro do Estado, Clinica Comunitária da Família da Ilha da Conceição, Unidade de Saúde João Vizela, Clinica Comunitária da Família de Várzea das Moças, Clínica Comunitária da Família do Badú, Unidade de Saúde de Santa Barbara, Médico de Família do Maravista, Médico de Família de Matapaca. Além disso, reabriu os módulos do Médico de Família do Viçoso Jardim e da Grota, inaugurou a Clínica Comunitária da Família da Teixeira de Freitas, em parceria com o governo estadual, e reabriu o módulo do Médico de Família do Morro do Céu, após ter ficado três anos fechado

Fonte: Prefeitura de Niterói



----------------------------------------------------------------


Comunidade do Preventório recebe reforço na saúde

Rodrigo Neves verificou as instalações e contou com o carinho da população durante a inauguração da unidade. Foto: Douglas Macedo


Cícero Borges
 
O prefeito Rodrigo Neves inaugurou na última segunda-feira as obras de ampliação da unidade Abel Santamaria, do programa Médico de Família
 
Com direito a fogos e recepção calorosa dos moradores, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou as obras de reforma e ampliação da unidade Abel Santamaria, do programa Médico de Família, ontem à tarde, na comunidade do Preventório, em Charitas, Zona Sul da cidade. O evento marcou a primeira unidade a ser inaugurada depois de 23 anos de espera na comunidade, e foi orçada em quase R$ 800 mil reais, com o objetivo de atender cerca de quatro mil pessoas.
 
Em mais uma tarde de forte calor, Rodrigo Neves foi recebido pelos moradores que vieram verificar como ficaram as novas instalações da unidade. Em seu discurso, o prefeito de Niterói disse que o lugar foi totalmente reformado, como em um programa de TV.
 
“Me disseram que iriam pegar uma casa velha e fazer uma casa nova. Me fizeram essa promessa. E com esse calor danado tinha que ter ar-condicionado”, disse o prefeito da Cidade Sorriso.
 
Rodrigo também explicou como estava a situação da cidade na administração anterior e que, Niterói precisava de mais melhorias.
 
“Eu convivo e caminho no Preventório há quase 15 anos. Eu tinha pouco mais de 20 anos quando eu comecei a caminhar por aqui. O que a gente está fazendo aqui a gente já fez em outros bairros. Quando eu assumi o governo, Niterói toda estava em uma situação difícil. Não era só o Getulinho fechado, o mergulhão abandonado. Era muita coisa pra fazer”, destacou o prefeito.
 
O mandatário municipal também destacou a importância do programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal, que conta com dois profissionais cubanos na unidade do Preventório.
 
“Tem muito médico que se forma em uma universidade federal, se forma, e depois se esquece de ajudar quem mais precisa, que são as pessoas que ajudaram ele a pagar a faculdade. Hoje, aqui, nós contamos com dois médicos de Cuba que vieram graças ao programa Mais Médicos, do Governo Federal”, lembrou.
 
O prefeito também falou ainda das melhorias em relação à Policlínica do Largo da Batalha, em Pendotiba.
 
“Na gestão passada, as pessoas eram atendidas dentro de contêineres. Eu fui na campanha lá e falei: Nós vamos mudar essa situação. Vamos retomar a Policlínica do Largo da Batalha”, conta.
 
O evento contou ainda com as presenças do deputado federal eleito e ex-secretário de saúde, Chico D´angelo. Chico destacou que a obra representa muito para a saúde da cidade e dos moradores, e explicou as dificuldades do setor.
 
“Esses atos eles têm mais do que uma inauguração, tem história, simbolismo. Entre todas as secretarias, a área mais difícil no Brasil todo, no mundo todo, é a área da saúde”, explicou.
 
Em seguida, o prefeito foi conferir de perto as instalações da unidade acompanhado dos moradores e crianças que não paravam de abraçá-lo.
 
“É emocionante. Onde eu vou as pessoas têm acolhido a gente com carinho, com respeito, porque sabe que o governo tem um compromisso com o povo e nós estamos construindo o que propomos e que também olha pela inclusão social. Esse carinho reflete em todo o trabalho que a gente está desenvolvendo”, orgulha-se.
 
A solenidade também contou com as participações dos secretários de Obras, Domício Mascarenhas, de Educação, Flávia Monteiro de Barros, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, além do presidente da Emusa, Guilherme Ribeiro, entre outras autoridades municipais.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

NOVOS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA NITERÓI


ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, CAMPANHAS E OUTRAS AÇÕES
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.