quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Condições climáticas voltam a preocupar quanto ao risco de Incêndios em Vegetação


Risco de Fogo gerado em 2015/01/07 (com dados dos últimos 120 dias) e Prognósticos pelos Modelos Regional ETA 15 km e Global T213 63 km (América Central, Caribe e México) do CPTEC com inicialização em 2015/01/07 - 00 ou 12 UTC.



Mapa de Risco de Fogo para 08/01/2015. É possível constatar que Niterói encontra-se em no limite da área considerada de "ALTO" risco de fogo, e muito perto de uma área considerada como "CRÍTICO", que inclui uma extensa área da Região dos Lagos até o litoral da Região Norte do estado do RJ. 

Mapa de Temperatura Máxima, mostrando Niterói sob a influência de alta temperatura.

Mapa de Umidade Relativa Mínima.



Trecho das informações no INFOCLIMA
"Ressalta-se que o déficit pluviométrico observado no decorrer da primeira quinzena de dezembro sobre a Região Sudeste do Brasil (norte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro), somada às anomalias negativas de precipitação em outubro e, em alguns setores, em novembro, implica em uma estação chuvosa mais fraca em seu início. Portanto, este cenário requer maiores cuidados aos tomadores de decisão, principalmente em função das condições de baixa umidade do solo após longo período de estiagem e seca na Região Sudeste do Brasil".


Como pode ser visto nos mapas acima, publicados pelo Monitoramento de Queimadas do CPTEC/INPE as condições gerais para a região de Niterói começa a se agravar novamente. Por isso, pedimos a todos que continuem considerando o alerta emitido pela Defesa Civil de Niterói para que evitem qualquer prática que possa resultar em incêndios.

Veja o alerta emitido pela Defesa Civil no dia 02 de janeiro:

ATENÇÃO: Defesa Civil de Niterói alerta para queimadas e faz apelo à população 


-------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

 
OUTROS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTES
 
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.