quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aves e animais silvestres são apreendidos em São Gonçalo


Papagaio estava vivendo péssimas condições em uma casa de São Gonçalo. Fotos: Divulgação PMERJ

Arara Canindé é originária do Cerrado brasileiro e apreciada como animal de estimação.

Animais eram mantidos em alojamentos inadequados para a sobrevivência.


Marcelo Almeida

Apreensão se deu após informações repassadas através do serviço do Linha Verde, do Disque-Denúncia. Os animais serão encaminhados para um Centro de Triagem.

Dois pássaros silvestres foram libertadoes de um criadouro no bairro de Várzea das Moças, em Niterói, na noite desta quarta-feira por policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Serra da Tiririca. A apreensão se deu após os PMs receberem informações através do serviço do Linha Verde, do Disque-Denúncia, e foram averiguar a denúncia de crime ambiental.

Segundo informação passada aos policiais, na Rua Onze, de Várzea das Moças, dentro de uma residência, haveria guarda e posse de pássaros da fauna silvestre sem qualquer autorização de órgão ambiental competente. Ao chegarem à localidade, os agentes conseguiram encontrar e resgatar dois pássaros, sendo uma Arara Canindé, também conhecida como Arara da Barriga Amarela, e um Papagaio.

No local foi encontrada uma mulher, acusada de ser a proprietária das aves, que por não possuir nenhuma licença para mantê-los em cativeiro, foi encaminhada para a 75ª DP (Rio do Ouro), onde o caso foi registrado e ela autuada segundo a Lei de Crimes Ambientais.

Ainda em São Gonçalo, na Rua Alcides Pereira dos Santos, outros animais também foram apreendidos em uma casa onde o proprietário também não tinha licença para ter a posse dos animais. Na casa, onde um homem foi levado detido para a delegacia, foram apreendidas mais duas Araras Canindé, um Papagaio e sete Jabutis. Este caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara) e o homem igualmente autuado na Lei de Crimes Ambientais.

Os pássaros e os jabutis resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde após tratamento específico, serão devolvidos ao habitat natural. Todo e qualquer crime ambiental no Estado do Rio pode ser denunciado ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). O anonimato é garantido ao denunciante.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.