sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prefeitura inicia nesta segunda-feira série de ações de prevenção contra queimadas


Ações de conscientização tem o objetivo de prevenir o incêndio em regiões de grande incidência, bem como na Região Oceânica. Foto: Divulgação


Cidade enfrenta uma série de problemas referentes ao incêndio em vegetação desde o início do ano. Serão realizadas diversas ações de educação ambiental
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade iniciará na segunda-feira (19) ações de conscientização com o objetivo de prevenir o incêndio em regiões de grande incidência, bem como na Região Oceânica.

A primeira ação será no Morro do Preventório, em Charitas. Os fiscais subirão até o ponto mais problemático e descerão panfletando e recolhendo assinaturas de cada representante de família para assinar o livro de notificações sobre a prevenção e multas, bem como irão explicar toda a problemática das queimadas. Este livro será publicado no Conselho de Meio Ambiente (COMAN).

Na quarta (21) e quinta (22) as ações serão realizadas com uma equipe no Morro do Cavalão (entre São Francisco e Icaraí) e outra equipe no Bairro de Fátima e Pé Pequeno. Na sexta (23) será na Região Oceânica, além de uma mobilização nos sinais de trânsito nas áreas próximas ao Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).

O vice-prefeito Axel Grael disse que a ação é inovadora em termos de procedimentos e pede a colaboração da população.

"Essa ação tem potencial para reverter os problemas que estamos enfrentando. Há de fato muita desinformação das pessoas que iniciam esses incêndios. Há uma sensação de impunidade. Este trabalho vai criar sensação de vigilância, um processo de identificação, controle e vigilância das áreas afetadas. Os agentes vão realizar trabalho de notificação de cada família e o diagnóstico dos problemas. Uma das razões é o acúmulo de lixo. Vamos acionar a Clin para realizar a limpeza. Precisamos conscientizar a população sobre o risco de se colocar fogo em vegetação e soltar balões não somente por ser crime ambiental, mas também porque, devido à perda da área verde no local, a encosta fica muito mais vulnerável em períodos de chuvas".

"O objetivo dessa ação é trazer a prevenção e conscientização das queimadas ao maior número de moradores. Estamos procurando agir de forma integrada, buscando o apoio da Neltur para a divulgação da prevenção em seus painéis, ajuda da Defesa Civil para levantar as áreas mais comprometidas, apoio para a panfletagem das Administrações Regionais e Guarda Ambiental", diz o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-----------------------------------------------------------
"... causa-nos revolta deparar-se com as perdas ambientais que estamos tendo nesses incêndios que se sucedem, causados pela estiagem e pelo forte calor, e verificar que alguns criminosos ainda insistem na prática ilegal e irresponsável de soltar balões. Malditos sejam!" Axel Grael
 -----------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: RISCO DE INCÊNDIO. EVITE QUALQUER ATIVIDADE QUE POSSA CAUSAR FOGO!!!!
 
 
 --------------------------------------------------------
 
LEIA TAMBÉM:
SITUAÇÃO CLIMÁTICA E RISCO DE INCÊNDIO

Saiba mais sobre os incêndios dos últimos dias em:
 
 
 
INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.