sexta-feira, 10 de agosto de 2018

PARQUES EM NITERÓI: Niterói lança atlas de áreas protegidas




Ao meu lado, o professor Alceu Magnanini, um pioneiro do ambientalismo no Brasil e uma referência de uma vida dedicada à conservação do meio ambiente. Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói


O livro foi lançado na tarde desta quinta no Parque da Cidade

Com quase 500 mil habitantes e dona de um litoral e relevos de tirar o fôlego, a cidade de Niterói foi retratada de um ângulo diferente: um atlas de 100 páginas, elaborado pela Prefeitura, que mostra os 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas.

O livro foi lançado na tarde de ontem, no Parque da Cidade, que integra o Parnit, uma área de preservação que vai da Zona Sul até Região Oceânica, com 16,3 milhões de metros quadrados.

O Atlas das Unidades de Conservação do Município de Niterói está disponível em PDF e pode ser baixado no site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br. Para o secretário executivo do município, Axel Grael, o lançamento do livro foi um momento de celebração, com presença de ativistas e pessoas que dedicaram suas vidas à proteção ambiental.

“Niterói tem várias frentes de trabalho fazendo da cidade um exemplo de conservação da natureza, em um esforço conjunto com os parceiros da Prefeitura, como aconteceu para elaboração desse atlas.

Não acreditamos em território sem gestão, por isso não apenas criamos, mas também cuidamos das nossas áreas protegidas. Queremos estar sempre de mãos dadas com a sociedade e servindo de inspiração para outros municípios”, defendeu.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Eurico Toledo, pontuou que Niterói se destaca, entre os municípios do Estado do Rio, pela preservação do seu manancial hídrico e do seu ecossistema como um todo, por possuir sete unidades de preservação administradas pelo próprio município e duas estaduais, e na implantação de ações e políticas ambientais pela conservação da fauna e flora.

“Esse é um projeto executado por várias mãos, com participação da sociedade, reforçando o nosso compromisso de nos juntarmos para construir uma cidade mais verde. O atlas produz conhecimento, é uma riqueza imaterial e retrata os nossos esforços realizados em consonância ao livro”, disse.

O atlas é um material didático que será distribuído nas 49 escolas de ensino fundamental da cidade, além, de bibliotecas e instituições de meio ambiente em todo o estado.


Fonte: O Fluminense
Charitas e Jurujuba, em Niterói, receberão plantio de 12 mil mudas
NITERÓI MAIS VERDE: Acordo garante reflorestamento de 2,5 milhões de m² em Niterói
NITERÓI MAIS VERDE: Engenheiro florestal coordena produção de mudas para recuperação de área degradadas em Niterói
NITERÓI MAIS VERDE - Viveiro da Clin produz mudas para os projetos de arborização e recuperação ambiental em Niterói
REFLORESTAMENTO: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para produção de mudas
NITERÓI INTENSIFICA REFLORESTAMENTO: Horto do Fonseca já tem nove mil mudas semeadas
RESTAURAÇÃO FLORESTAL: Quase R$ 3 milhões para o meio ambiente em Niterói
BNDES lança linha para apoiar restauração ecológica
A Filha ‘Careca’ de Itaipu será recuperada

Outras postagens

Estudo apresenta contribuição das áreas protegidas brasileiras para a economia nacional










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.