sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Estive no Recife (PE) para compartilhar experiência de Niterói em projetos de sustentabilidade






Na última terça feira, 14 de agosto, participei do evento “Workshop: infraestrutura sustentável e o acesso ao financiamento climático”, promovido pela Prefeitura Municipal do Recife e pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, realizado no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife.

Com projetos e um planejamento de médio e longo prazo traçados para cidade, segundo expresso no site da Prefeitura do Recife, a administração municipal "aposta em elevar o nível técnico de iniciativas para acessar recursos internacionais". 

“Temos o Recife 500 anos, estamos elaborando os Planos de Manejos das 25 Unidades de Conservação, entre outras ações. É sobre elas que estamos discutindo aqui e como vamos poder implantá-las para melhorar a resiliência do município. Temos organismos internacionais dispostos a apoiar nossos projetos, mas primeiro precisamos ter os projetos corretos e é isso que estamos fazendo”, colocou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.
Na oportunidade, apresentei a experiência de Niterói na captação de recursos e o desenvolvimento de projetos que estão elevando a cidade para um patamar mais elevado no que se refere à sustentabilidade urbana.

Na apresentação, abordei o Programa Niterói de Bicicleta, o planejamento para os ônibus elétricos da TransOceânica, os estudos para a implantação do VLT de Niterói, as ações de saneamento, planejamento urbano, o Programa Região Oceânica Sustentável, que incluem iniciativas como a implantação do Parque Orla de Piratininga (POP) e a Renaturalização do Rio Jacaré.

Além de Niterói, também foi convidada a Prefeitura de Sorocaba, que apresentou a experiência de implantação da malha cicloviária local.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.