quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Conhecendo a infraestrutura operacional do VLT Carioca



"Um novo operador para o VLT do Rio". Tendo a experiência de pilotar o VLT pela Região Portuária do Rio de Janeiro, no simulador na sede do VLT Carioca. 

O simulador agora me colocou diante da operação em situação de chuvas fortes. Vamos em frente!

Recebendo instruções sobre como se opera uma composição do VLT do Rio de Janeiro.


A infraestrutura e o funcionamento do Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM)

Conhecemos as necessidades logísticas para a operação de um VLT. Niterói também precisará de uma infraestrutura como o CIOM, para o suporte logístico do seu VLT.



Aspecto da área de garageamento e oficinas de manutenção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM) do VLT Carioca. 


Vídeo


"Sai da frente!" Veja no vídeo acima se esse operador de VLT tem futuro...



Trocando experiências com o Rio de Janeiro

Na quarta-feira, 15/08, visitei o Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM), do VLT Carioca, o Veículo Leve Sobre Trilhos que atende a população do Centro do Rio de Janeiro e a Região Portuária da cidade.

O VLT Carioca já é uma marca da cidade do Rio e sua concepção teve como finalidade atender o centro financeiro e econômico da cidade e fomentar a implantação do projeto Porto Maravilha, de renovação da Região Portuária da cidade.

Em Niterói, segundo o planejamento atual, o VLT fará a integração modal do transporte da cidade, unindo Charitas ao Centro da cidade e de lá ao Barreto.

A visita teve como objetivo subsidiar o planejamento do VLT de Niterói, que está em fase de planejamento, sob a coordenação da Secretaria Executiva da Prefeitura.

Como parte da parceria entre a Prefeitura e a Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD, estão em fase de conclusão os estudos de pré-viabilidade técnica e econômica do VLT de Niterói, que teve como objetivo principal verificar a melhor opção de traçado, aspectos logísticos, de infraestrutura e adequação modal. A próxima etapa é o estudo de viabilidade, para o qual já estamos em fase de mobilização das equipes.

Segundo o cronograma, a implantação do VLT de Niterói está previsto para depois de 2020.

Registramos aqui o nosso agradecimento aos técnicos do VLT Carioca pela acolhida e o estímulo ao desenvolvimento dos estudos que viabilizarão o VLT de Niterói.

Vamos em frente! É Niterói seguindo em frente, rumo ao futuro.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

VLT DE NITERÓI: Parceria com a AFD para Estudo de Viabilidade tem início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.