terça-feira, 7 de agosto de 2018

Lobo-marinho aparece em Itaipuaçu



Saudável, o mamífero chegou à costa de Maricá para descansar. Foto via WhatsApp O Flu


Animal está sendo monitorado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj (Maqua)

Maria Costa

Um lobo-marinho da espécie subantártica apareceu na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, na manhã desta terça-feira ( O animal foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 8h, que acionou o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj (Maqua), para verificar se o mamífero se encontrava debilitado e necessitando de algum atendimento.

Os biólogos realizaram os primeiros procedimentos, isolando a área em que estava o mamífero para que as pessoas não se aproximassem, sendo realizada uma avaliação pelos agentes e constatado que o animal aquático exibia um comportamento normal. A equipe permaneceu durante todo o dia na praia observando se o lobo-marinho retornaria ao mar.

Segundo o biólogo do laboratório de mamíferos aquáticos Rafael Carvalho, nessa época do ano é possível encontrar os lobos-marinhos na costa, embora isso não aconteça com frequência.

“Geralmente essas espécies de animais costumam sair da água e vir para a areia com o propósito de descansar, é um rotina normal do animal”, afirmou.

O biólogo ainda disse que nesses casos os banhistas costumam querer passar a mão no animal, mas alerta que é necessário notificar as instituições responsáveis para que sejam tomados os devidos cuidados com a espécie.

A equipe de biólogos saiu do local por volta das 16h30, mas o animal ainda não tinha retornado para água, a área permaneceu isolada para que curiosos não se aproximassem.

Uma equipe deve retornar ao local hoje para verificar se o animal segue no local.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.