domingo, 12 de agosto de 2018

Lars e Samuel são vice-campeões europeus da Classe Star





Lars Grael e Samuel Gonçalves, velejadores do Rio Yacht Club, de Niterói, conquistaram neste domingo o vice-campeonato europeu da Classe Star, em competição concluída hoje, na cidade de Flensburg, na Alemanha.

A disputa do título reuniu 71 tripulações, de 16 países e dentre os participantes, estavam 6 campeões mundiais.

O campeonato foi marcado por condições climáticas muito adversas, com tempestades e fenômenos climáticos que esvaziaram as águas do "fiorde" onde as competições ocorreram, fazendo com que os barcos encalhassem no cais do Flensburger Segel-Club (Iate Clube de Flensburg).

Na regata do dia 10 de agosto, por ocasião da quarta regata, a região foi assolada por ventos muito fortes, com mais de 39 nós (72,2 km/h) e dos 71 barcos participantes, somente 33 concluíram a regata, devido às muitas avarias, mastros quebrados e desistências.

O velejador Lars Grael, mesmo com a deficiência em função de um acidente sofrido em 1998, há exatos 20 anos atrás, quando perdeu a sua perna direita, está entre os melhores velejadores do mundo, tendo conquistado o campeonato mundial e diversos outros títulos, disputando de igual para igual com os melhores nomes da vela mundial. Seu proeiro, Samuel Gonçalves, é um velejador revelado pelo Projeto Grael.

Com toda a dificuldade imposta pelos fortes ventos, Lars Grael e Samuel Gonçalves ficaram em segundo lugar na regata, que foi vencida pelos irmãos irlandeses Peter O'Leary e Rob O'Leary.
Veja as dificuldades dos velejadores na quarta regata no vídeo abaixo:





Terminado o campeonato, o resultado final consagrou o americano Augie Diaz e o brasileiro Bruno Prada como os campeões europeus de 2008. Os niteroienses Lars Grael e Samuel Gonçalves ficaram com o vice-campeonato (empatados na pontuação geral com os campeões, mas perderam no critério de desempate) e os irlandeses Peter O'Leary e Rob O'Leary em terceiro. Veja o resultado final dos 10 primeiros colocados abaixo:


Para a súmula completa, acesse aqui.


Veja algumas fotos divulgadas pelos organizadores do campeonato:







Fotos da quarta regata, sob ventos muito fortes. Somente 33 barcos concluíram a regata e muitos barcos sofreram avarias.


Outro registro interessante foi o fenômeno meteorológico que reduziu o nível das águas de forma atípica, fazendo com que os barcos no cais do clube ficassem encalhados na lama do fundo do mar local. Veja as fotos:



Maré meteorológica fez o nível do mar abaixar de forma anormal e encalhou os barcos.

Outras fotos







Parabéns à dupla Lars e Samuel por mais esta belíssima performance e o resultado excelente em condições tão desfavoráveis para vocês. O nosso orgulho e admiração!

Axel Grael








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.