COMENTÁRIO:
A Prefeitura de Niterói inova mais uma vez e investe em soluções sustentáveis para a cidade ao lançar o edital para a aquisição de 40 ônibus elétricos para operar na TransOceânica.
A opção pela tecnologia é para reduzir custos operacionais, reduzir as emissões atmosféricas do transporte (maior fonte de poluição do ar em Niterói) e para evitar veículos a Diesel no Túnel Charitas-Cafubá, cujas galerias contam com ciclovias em seu interior. Assim, evita-se a poluição e garante-se uma qualidade do ar mais adequada para os ciclistas que utilizam o túnel.
Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
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Audiência pública discutirá compra de ônibus elétricos
No total, serão 40 veículos adquiridos até o ano que vem
Será realizada na próxima segunda (27), às 11h, no auditório da Fundação Municipal de Educação, uma audiência pública para discutir a compra dos ônibus elétricos que serão utilizados no corredor BHS (Bus with High Level of Service) da TransOceânica. De acordo com o edital, serão comprados 40 ônibus, sendo 20 até dezembro e 20 no ano que vem.
Os ônibus elétricos são mais econômicos, além de não poluentes. De acordo com a Prefeitura de Niterói, a implantação deles na cidade faz parte de um compromisso para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
“A atual gestão tornou público seu comprometimento com as questões climáticas em 2017, ao assinar o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia. Faz parte desse comprometimento, a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa e em Niterói boa parte desse poluente vêm da área de transporte. Por isso, investir em ônibus elétricos é investir não só na modernização do transporte coletivo da cidade, mas contribuir para o meio ambiente e para a maior qualidade de vida da população”, enfatiza a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Giovanna Victer.
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, acredita que o sistema também será uma referência em modernidade:
“O sistema será um dos mais modernos da América do Sul, com estações inteligentes e ônibus elétricos. Com esse modelo, a TransOceânica irá reduzir em até 60% as emissões de gases de efeito estufa na Região e reduzirá o tempo de deslocamento da população”, contou.
Outra vantagem desse tipo de transporte é a redução dos custos, já que exigem menos reparo e manutenção, além de haver a substituição do combustível. A medida também não vai pesar no bolso do trabalhador: o valor da passagem não sofrerá alteração.
A TransOceânica contará com 13 estações do BHS que estarão localizadas nos seguintes pontos: Engenho do Mato (já está pronta); próximo ao Rio João Mendes; rótula da Avenida Central; em frente ao Mercado Maravista; próximo à Rua São Marcio; próximo à subestação da Enel; próximo à Avenida Santo Antônio; próximo ao shopping Multicenter; perto do Hospital da Amil; na altura do DPO do Cafubá; na rótula Cafubá (Fazendinha); próximo à AABB; Charitas (já está pronta).
As estações seguirão os modelos das estações do VLT implantado no Rio de Janeiro, mas com o piso na altura do passeio público. Todas terão bicicletário com 10 vagas, câmeras de segurança, sistema de sonorização, que permitirá a comunicação do centro de controle com os passageiros, além de painéis que irão informar o tempo de chegada de cada ônibus na estação, e de uma grande tela na qual os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa.
O edital para a aquisição dos ônibus já está disponível para consulta pública no link http://www.ppp.niteroi.rj.gov.br/consulta.html
Fonte: O Fluminense
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