quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Prefeitura fecha convênio com o Disque Denúncia



Rodrigo Neves sancionou uma lei municipal que autoriza a parceria do município com o Disque Denúncia. Fotos: Bruno Eduardo Alves



Moradores podem fazer denúncias anônimas através do telefone 2253-1177

O prefeito Rodrigo Neves assinou no início da tarde desta quarta-feira (22) um convênio com o Disque Denúncia para que a instituição receba denúncias anônimas sobre ações criminosas de todos os tipos praticadas da cidade, através do telefone 2253-1177 e dos aplicativos da instituição. O acordo é mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência. O prefeito também sancionou a lei municipal que autoriza a parceria do município com o Disque Denúncia.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o convênio com o Disque Denúncia é muito importante porque possibilita a participação do cidadão no esforço para melhorar a segurança na cidade.

“Com essa parceria, Niterói passa a ser a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia e isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse o prefeito.

O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, mantendo o seu anonimato.

“Os relatos recebidos através das ligações anônimas são repassados às autoridades competentes com rapidez e eficácia. Teremos um núcleo dentro da nossa estrutura para monitorar exclusivamente as denúncias vindas de Niterói e repassá-las as autoridades na cidade”, disse o presidente do Disque Denúncia, Zeca Borges, durante a assinatura do convênio.

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Guimarães, disse as denúncias que chegarem através do Disque Denúncia serão importantes para o planejamento das ações do batalhão.

“Muitas vezes não temos as informações com a riqueza de detalhes que o Disque Denúncia nos dá. E nós estamos nos preparando para readaptar nosso setor de inteligência e assim dar o retorno desejado a sociedade sobre essas informações que estão por vir”, disse o coronel Guimarães.

A lei sancionada pelo prefeito que autoriza o convênio com o Disque Denúncia determina também que todos os ônibus, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e condomínios da cidade tenham em local visível cartazes com o telefone do Disque Denúncia.

Pacto Contra a Violência - O Pacto Niterói Contra a Violência, é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada das forças de segurança com órgãos municipais com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na cidade.

Disque Denúncia - Há 22 anos o Disque-Denúncia tem sido um canal de exercício da cidadania e de integração entre a população e as autoridades de segurança pública, produzindo grandes campanhas de mobilização social para ajudar a solucionar problemas que afligem pessoas, comunidades, bairros e cidades.

O Disque-Denúncia opera em uma estreita parceria com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, recebendo as denúncias, segmentando-as por tipo de ocorrência, difundindo-as para as autoridades responsáveis, cobrando e divulgando seus resultados através da Imprensa. Desde sua criação, em 1995, o Dique Denúncia cadastrou mais de 2,3 milhões de denúncias.

Fonte: O Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.