quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Niterói oferece formação em Meio Ambiente para guardas municipais de várias cidades



Fui um dos palestrantes na programação do Curso. 

Guardas municipais de Niterói e outros municípios em treinamento em áreas protegidas de Niterói.


Durante a cerimônia, o secretário de Ordem Pública Gilson Chagas Silva e Filho destacou o empenho dos participantes do curso

Trinta e um guardas-civis municipais, de Niterói e municípios vizinhos, participaram, nesta quarta-feira (15), na Cidade da Ordem Pública, no bairro do Barreto, da formatura da primeira turma do Curso de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Niterói.

Durante a cerimônia, o secretário de Ordem Pública Gilson Chagas Silva e Filho destacou o empenho dos participantes do curso.

“Gostaria de enaltecer os participantes do curso, porque o agente depois de formado; depois de ter realizado um curso de qualificação profissional, se colocar à disposição de um curso de meio ambiente com quase dois meses de duração, de segunda a sexta, muitas das vezes aos sábados e domingos, algumas das vezes até depois do horário, isso não é para qualquer um. Isso é pra quem está buscando qualificação para si e para a Instituição”.

Durante sua fala, Gilson Chagas ainda confirmou a compra de mais 170 Sparks, que são uma espécie de pistolas não letais, que emitem carga elétrica paralisante e já são utilizadas pela Guarda Civil Municipal de Niterói no dia a dia.

“Nós compramos, agora, 170 novas Sparks, armas de choque que serão destinadas aos guardas-municipais para melhorar a intervenção em ocorrência, percebemos essa necessidade e era um anseio da Guarda”.

Formação – Planejado pelo Departamento de Ensino e Pesquisa da Guarda Civil Municipal de Niterói, o curso contou com uma vasta matriz curricular, com 351 horas de carga horária, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas. Durante quase dois meses de curso, de 18 de junho a 15 de agosto, os agentes municipais que se candidataram para realizar o curso foram capacitados em manejo de animais peçonhentos, sensoriamento remoto e geoprocessamento; técnicas de resgate e salvamento em matas e montanhas; legislação ambiental; mergulho básico; técnicas rapel e até mesmo uma disciplina para laçar animais.

Para dar conta de todo esse conteúdo, uma grande quantidade de órgãos municipais, estaduais e federais foi convidada para lecionar para os participantes do curso. A Guarda Civil Municipal contou com a expertise de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS); Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros (CBMERJ); Polícia Militar (PMERJ); Instituto Vital Brazil, biólogos da UERJ; chefes de parques estaduais, além de entidades que tratam de animais debilitados.

Certificação – Os três primeiros colocados do curso receberam das mãos do secretário de Ordem Pública e do inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Leandro da Vitória Nunes, os diplomas de conclusão do curso, com destaque para a guarda-civil municipal Luciana de Faria Alves Lima, primeira colocada com média final de 9,43, superando os demais participantes do curso.

O evento ainda contou com a presença de autoridades de outros municípios, como Rio das Ostras, Rio Bonito, Duque de Caxias, Itaboraí e Saquarema, que enviaram guardas-municipais para participar do curso oferecido, de forma gratuita, pela Secretaria de Ordem Pública Niterói (SEOP).

Fonte: O Fluminense













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.